Camilo cai para 28º na largada, escala o pelotão e chega em 8º
Por Alexandre Kacelnik
Interlagos (SP), 15 de dezembro – O último fim de semana da Stock Car em 2024 refletiu um pouco do que foi a temporada para Thiago Camilo. Fora da disputa pelo título, o que é uma situação atípica para ele, o piloto da Ipiranga Racing largou em 2º no sábado, sofreu com a ‘loteria dos pneus’ quando começou a chover, a minutos do início da corrida Sprint, e ainda teve um problema no motor.
No domingo, largando em 11º, Camilo caiu para 28º ainda na primeira volta. O câmbio não funcionou para subir da terceira para a quarta marcha, o carro ficou lento e foi para o fim do pelotão. Quando o câmbio voltou a funcionar, o paulistano de 40 anos, que tem sete vitórias em Interlagos, entre elas a primeira de sua carreira, em 2004, e duas Corridas do Milhão, em 2011 e 2012, escalou o pelotão e recebeu a bandeira quadriculada em 8º lugar. Foi o piloto que mais ganhou posições no domingo, o que prova que o conjunto carro-piloto é bom, mas como em grande parte da temporada, alguns fatores fizeram com que os resultados não aparecessem.
“Esse ano as coisas não se encaixaram, em alguns momentos o carro não tinha performance, em outros, tivemos resultados abaixo do nosso potencial. Essa corrida de hoje mostra bem isso, se não houvesse a falha no câmbio dava para brigar por um pódio, mesmo largando em 11º”, disse Camilo.
Cesar Ramos largou em 13º e chegou em 13º. Mas no meio do caminho aconteceu muita coisa. O gaúcho do Toyota número 30 adotou uma estratégia de usar mais o botão de ultrapassagem na primeira metade da corrida, especificamente quando se abriu a janela de pit stops. Se manteve na pista para fazer voltas rápidas e ganhar posições no fim da janela. Mas o rendimento do carro com o botão de ultrapassagem acionado não foi o esperado. Cesinha estava em 10º quando todos já haviam parado para trocar pneus, sem pushes para se defender, e acabou brigando para manter a 13ª posição.
“A gente esperava que a estratégia de usar o push (botão de ultrapassagem) com a pista limpa surtisse mais efeito”, resumiu. Thiago Camilo terminou a temporada em 10º lugar e Cesar Ramos em 17º.
Foto carro 30 – Rafael Gagliano/Hyset Foto carro 21 – Carsten Horst/Hyset
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