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Elétricos começam a aparecer no mercado de usados

Por Henrique Koifman

Volvo XC40 Recharge - Divulgação


A procura por veículos elétricos seminovos (leia-se usados com até três anos) no Brasil triplicou nos últimos 12 meses. Os dados são da plataforma de consulta veicular Olho no Carro e, claro, são um efeito colateral do aumento das vendas desses modelos em nosso país. Vendas essas que vêm crescendo ano a ano, mas que, em comparação com o total de veículos comercializados, incluindo os movidos por motores a explosão, claro, ainda são pequenas. Entre janeiro e maio de 2023, por exemplo, saíram das concessionárias pouco mais de 8 mil unidades de EVs (elétricas) – contra 930.601 do total do mercado, somados apenas no mês de maio.



Vendas de EVs sobem, devagar e sempre


Enquanto o preço de modelo elétrico novo mais barato é de R$ 145.900 – valor pedido por um compacto JAC E-JS1 (foto ao lado) –, segunda a mesma plataforma, um usado sai por a partir de R$ 100 mil. A expectativa dos revendedores, reunidos na Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) é de que fechemos 2023 com cerca de 17 mil elétricos usados trocando de mãos.



Embora ainda que não seja numericamente impressionante, o nascente mercado de elétricos usados mostra que alguns temores e preconceitos em relação a esse tipo de modelo parecem estar diminuindo. O primeiro, em relação a esse tipo de carro e suas limitações de uso pela autonomia, dependente de pontos para recarregar as baterias. O segundo, em relação às próprias baterias, que costumam ser garantidas pelos fabricantes por prazos de até sete anos e que, em caso de necessidade de troca, custam praticamente metade do preço do próprio carro (na foto, o Renault Kwid E-Tech).


Baterias não morrem com a garantia

Vale lembrar que, normalmente, embora comecem a perder sua capacidade total de recarga depois desse prazo, as baterias seguem funcionando ainda por muitos anos. Tanto que um dos programas de aproveitamento desses componentes, depois que são substituídos nos carros, os utiliza como acumuladores de energia residenciais para captadores solares fotovoltaicos ou mesmo para estações de recarga de automóveis.


Para se ter uma ideia de valores* entre os elétricos usados mais procurados hoje, um Caoa Chery Icar (na foto) está saindo por R$131 mil, um Renault Kwid E-Tech por R$134 mil, um JAC E-JS1 por R$136 e um Volvo XC40 Recharge – que é o modelo mais vendido entre os 0 km – por R$316 mil.


(*) preços médios, de acordo com a Olho no Carro.



E aí, você compraria um carro elétrico usado?

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