Prato do sábado: dobradinha!
Thiago Camilo vence em Goiânia e Cesar Ramos conquista o segundo lugar na linha de chegada
Por Alexandre Kacelnik - fotos Hyset
O sábado não começou como esperado para a Ipiranga Racing em Goiânia. De manhã, na classificação para a 11ª e penúltima etapa da temporada 2024 da Stock Car, César Ramos foi o 9º colocado e Thiago Camilo o 10º. O grid invertido das 12 primeiras posições colocou Camilo em 3º e Ramos em 4º no grid da Sprint Race, realizada à tarde.
E no fim do dia, com muito drama e atuações impecáveis de pilotos e equipe – tanto em estratégia quanto em pit stops -, o prato servido ao público foi uma dobradinha da Ipiranga Racing, com Thiago Camilo em 1º e Cesar Ramos em 2º.
Entre a largada e a bandeira quadriculada, muito drama. Rafael Suzuki largou em 1º e ainda na primeira volta foi superado por Felipe Fraga. Camilo e Ramos mantiveram os carros em 3º e 4º. Na segunda volta Thiago Camilo ultrapassou Suzuki, e na 5ª volta foi a vez de Cesar Ramos. Fraga, Camilo e Ramos eram os três primeiros quando se abriu a janela de pit stops, logo depois. Fraga não entrou na primeira oportunidade, e a Ipiranga Racing chamou Camilo. Um excelente pit stop e duas voltas com pista limpa usando a potência extra do botão de ultrapassagem fizeram com que Camilo assumisse a ponta quando Fraga saiu do box no seu pit stop, com Cesar Ramos bem próximo em 3º.
Faltavam menos de 10 minutos de corrida e Fraga começou a acionar o botão de ultrapassagem e atacar Camilo, que se defendia da mesma forma. A diferença chegou a ser de 0,2s, mas faltando três minutos mais uma volta para o fim, Thiago Camilo conseguiu se defender de uma investida de Fraga sem usar o botão de ultrapassagem. Ali, o piloto da Blau praticamente desistiu da vitória e Camilo administrou até o fim.
Na última volta, a equipe avisou pelo rádio para Cesar Ramos que ele poderia atacar Fraga, que tinha usado muito o botão e talvez não conseguisse se defender. Foi o que Cesinha fez, foi se aproximando a cada acionamento – em Goiânia é possível apertar quatro vezes por volta o botão -, e cruzou alinha de chegada 21 milésimos à frente de Fraga, uma vantagem quase imperceptível a olho nu.
Essa foi a 41ª vitória de Thiago Camilo na Stock Car, a 5ª em Goiânia. Agora, o piloto da Ipiranga, maior vencedor da categoria em atividade, desempata a estatística com Paulão Gomes (que tem 40 vitórias) e é o segundo maior vencedor da história da Stock Car, atrás apenas do praticamente inalcançável Ingo Hoffman, que tem 77.
“Muito feliz por mais essa vitória em um ano que tem sido difícil para nós. Normalmente nessa época da temporada eu ainda estou na disputa efetiva pelo campeonato, mas essa temporada tem sido de muito aprendizado, muita resiliência, estamos evoluindo e isso é fundamental. Hoje tenho que ressaltar que além de um carro muito rápido, a equipe teve uma estratégia perfeita. A gente planejou parar no início da janela e fazer algumas voltas rápidas enquanto o Fraga ainda estava na pista, e deu certo. A disputa com o Fraga fui duríssima, mas muito leal”, disse o piloto do Toyota número 21.
“Sinceramente eu só ataquei o Fraga na última volta porque a equipe me empurrou pelo rádio. Eu achava que não dava, mas fui com tudo quando eles me disseram que era possível, e até depois de cuzar a linha de chagad não tinha certeza se tinha passado. Preguntei pelo rádio e ninguém respondeu nada, mas pela barulheira que eu ouvi deu pra ver que a gente conseguiu essa dobradinha, que foi o melhor cenário possível para este sábado”, disse o piloto do Toyota número 30.
Um domingo sem motivos para comemoração
Para a corrida de domingo, a Ipiranga Racing sabia que a dobradinha na Sprint Race iria cobrar um preço: os pilotos usaram quase todos os acionamentos do botão de ultrapassagem, e provavelmente não sustentariam as posições no grid.
Thiago Camilo com o troféu pela volta mais rápida do final de semana
Diante dessa situação, o 12º lugar de Thiago Camilo – que largou em 10º - foi um bom resultado. O piloto do Toyota número 21 pulou para 8º na largada, e na quarta volta, sem usar o botão para se defender, já estava em 11º. Esta era a posição de Camilo quando se abriu a janela de pit stops. O maior vendedor da Stock Car em atividade optou por ficar na pista até o fim da janela, e voltou em 13º. Nas últimas voltas da corrida, usou os cinco acionamentos do botão que tinha – dois dos 35 que cada piloto tem no fim de semana, que restaram da corrida de ontem, e três conquistados por voto popular do fan push – para se defender de ataques e ainda ganhar uma posição de Bruno Baptista.
“Dentro do quadro que tínhamos, foi um resultado muito bom. O carro teve um bom rendimento, fazendo que eu não perdesse tantas posições por não ter pushes para me defender. No fim o fan push ainda me deu uma posição. A estratégia de ficar na pista até o fim da janela foi boa – oposta da de ontem, quando foi o primeiro a entrar para a troca de pneus -, tudo deu certo na medida do possível”, disse Camilo, que ganhou o troféu de melhor volta do fim de semana (1min26s884, na 10ª volta da Sprint Race).
Já para Cesar Ramos, que partiu da 9º posição do grid e tinha cinco acionamentos do push restantes, qualquer estratégia foi por água abaixo na largada, onde ficou levou algumas pancadas, caiu para 19º e ficou com o rendimento do Toyota número 30 bastante comprometido. Cesinha cruzou a linha de chegada em 24º.
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