• LinkedIn Social Icon
  • Facebook Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

Rebimboca agência de comunicação e produção de conteúdo

Rio de Janeiro - Brasil

© 2020  Rebimboca Comunicação

Henrique Koifman – Brasileiro, 53 anos, bacharel em jornalismo pela UFRJ, com cursos de especialização em Comunicação e Marketing (FGV) e de extensão em Literatura e Cinema (Real Gabinete Português de Leitura) e Filosofia (Arte e Pensamento/UFRJ). Cursou ainda dois anos na Escola de Química da UFRJ, é fluente em inglês e espanhol e domina ferramentas de construção, edição e publicação na internet.

 

Atuou como repórter, fotógrafo, redator e editor na grande imprensa do Rio de Janeiro, em jornais e revistas como O Dia, Manchete, Ele Ela, Geográfica Universal e Automania. Foi editor da Petrobras Magazine – revista internacional da Petrobras, pela qual recebeu o Prêmio Aberje – e editor, coeditor e/ou jornalista responsável em diversas publicações institucionais, internas e externas, como Revista BB.com.você (Banco do Brasil); Revista Petrobras Distribuidora e Jornal do Revendedor BR (Petrobras Distribuidora); Jornal da Vale, Logística em Foco e Vale News (Vale), ViverValeSul (Valesul Alumínio); Conexão Anglo American (Anglo American); TKCSA News (Thyssenkrupp CSA); Comunicar e Pestana News (Rede Pestana de Hotéis) e Via Expressa (Lamsa-Invepar), entre outros.

 

Foi idealizador e coordenador do Curso de Mecânica só Para Mulheres, sobre noções e dicas de manutenção de automóveis para leigas, que nos anos 1980/90 formou cerca de 20 turmas de alunas.

Como assessor de imprensa, participou de projetos e eventos de grande porte – como os shows do Réveillon de 2000 patrocinados pela Procter&Gamble – e, também, da divulgação de espetáculos e exposições – como a comemorativa do centenário de Pierre Verger, o Slavia Jam Festival, entre muitos outros.

 

Foi coordenador e coeditor responsável pela adaptação e complementação do conteúdo para o lançamento das revistas Lonely Planet e Knowledge (depois, Conhecer) para o mercado brasileiro.

Como redator, e editor executivo, executou e coordenou a produção de diversas publicações institucionais, como perfis, folders, hotsites e sites para empresas como Petrobras, Vale, Thyssenkrupp CSA. Executou e coordenou ainda a concepção, edição e produção de livros institucionais – entre os quais destacam-se “Memória da Informática na Petrobras” (2007) – e relatórios anuais para as empresas Brasil Telecom, Previ, Petrobras, Unimed Leste Fluminense, Funbio, Empresas Concremat, Invepar e Estácio.

 

Desde 2002, atua na criação e edição de conteúdo da Falmec (www.falmec.com.br) e de suas marcas Smeg e Arix no Brasil, incluindo manuais para o consumidor de sua linha de produtos para cozinha, sites, apostilas de treinamento para técnicos, material institucional e de relacionamento com stakeholders, campanhas (institucionais e publicitárias), catálogos, informativos e sites.

 

Publicações especiais

 

No campo dos projetos especiais, redigiu, editou e coordenou a publicação do relatório sobre os estudos para Corredor Bioceânico Brasil-Chile para o BNDES (2011) – síntese dos 13 volumes referentes aos estudos multidisciplinares –; participou da concepção e estratégia, redigiu e editou a apresentação (“book”) do Projeto Zest para captação de investimentos na Ilha do Pontal (RJ); editou e coordenou a produção do fôlder institucional e do Sumário Executivo do Plano Estratégico de Logística de Cargas do Rio de Janeiro 2045 – PELC/RJ 2045 (2016).

 

Como editor, escritor e “ghost writer” produziu livros sob demanda – sendo o mais recente Memórias contadas em cores – um passeio pelo Rio das décadas de 1930, 40 e 50 nas telas de Glória Barbosa (Rebimboca).

 

Setor automotivo

 

Manteve entre 1998 e 2007 uma coluna semanal sobre o segmento automotivo publicada no jornal O DIA, do Rio de Janeiro e, desde 2007, é titular de um blog sobre o universo automotivo do Jornal O Globo Online e mantém um canal de vídeos sobre o tema no Youtube, além da página temática Carros do Rio, sobre carros antigos, no Facebook – conteúdos compartilhados por crossmedia também no Instagram, Twitter e Google+.

 

No mesmo segmento automotivo, desde 2013, é apresentador do programa Oficina Motor, no canal de TV a cabo +Globosat. Atualmente em sua terceira temporada, o Oficina Motor é o líder de audiência em seu segmento entre as produções nacionais na TV por assinatura e inclui testes de veículos, viagens nacionais e internacionais e, também, gincanas em estilo “reality show” disputadas entre seus apresentadores. Dentro do programa, Henrique é ainda responsável pelo quadro Dr. Rebimboca, onde dá dicas sobre o funcionamento, a manutenção e o uso de automóveis, de forma lúdica e bem-humorada.

 

Fotografia e livros publicados

 

Na área da fotografia, atuou como free-lancer ao longo de sua carreira, ora de forma complementar a seu trabalho como repórter e redator, ora como fotógrafo para publicações especiais – como as revistas Pátio, direcionada ao segmento educacional. Lecionou na cadeira de Fotojornalismo do curso Politécnico de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá (1999-2001).

 

Desde 2008, publica semanalmente a crônica ilustrada Fotodiário Celular, que tem por base fotografias que faz com seu rudimentar aparelho de telefone portátil pelas ruas do Rio de Janeiro, sempre acompanhadas por textos com descrições e comentários. Enviado por e-mail inicialmente somente para amigos, hoje o Fotodiário possui uma lista de cerca de 450 “assinantes” e é também compartilhado nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Instagram e Flickr). A partir desse trabalho, participou da exposição “Olhar Tátil”, montada no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, em 2013. Baseado no mesmo trabalho, em 2014, lançou pela Editora Jaguatirica o livro Fotodiário, registro celular do cotidiano.

 

Em 2013, se uniu ao também jornalista Alexandre Kacelnik para criar a Rebimboca Comunicação, voltada para a produção e formatação de conteúdo, assessoria de imprensa e projetos de comunicação para as mais diversas áreas.