Chevrolet Cruze Premier II, o rival tranquilo de Civic e Corolla
08/10/2020
Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, fiz a avaliação que você pode conferir neste vídeo (acima) da TV Rebimboca, e sobre a qual comento neste post. O carro da vez é o Cruze Premier II 2020, versão mais cara e mais equipada (óbvio) do sedã médio da Chevrolet. Meu test-drive foi bem completo e incluiu uso intensivo na cidade e, também, uma pequena viagem, com serra e temporal pelo caminho. E essa pluralidade de condições acabou me proporcionando uma boa oportunidade para conhecer muito bem o carro e, de certa forma, até me afeiçoar a ele. Falo sobre isso no vídeo e coloquei a ficha técnica completa logo ali, no final do post.
Sem dar spoiler, revelo que falta, mesmo, só senti de ter aletas (as borboletas) no volante para poder reduzir manualmente as marchas na descida da serra. Como gosto de usa e de controlar o freio motor, tive de fazer isso, meio de mal jeito, na alavanca de mudanças, no assoalho, mesmo. Bom, na verdade, gostaria, também, de ter visto um teto solar nesse topo de linha, tal qual seu irmão hatch oferece – mas que, inexplicavelmente, não é oferecido sequer como opcional no sedã. De resto, a grande lista de equipamentos e recursos me satisfez plenamente. E os itens de reforço na segurança – como o acionamento automático dos freios em caso de eminência de colisão – aumentou a tranquilidade, que, aliás, é uma palavra que tem muito a ver com esse Cruze. Se você quer saber por que, assista o vídeo.
Já foram mais queridos
O segmento dos sedãs de porte médio no Brasil já teve dias melhores. E não digo isso por conta da pandemia, que tornou a maior parte deste ano um verdadeiro pesadelo para todas as montadoras, mas por conta da mudança de preferência entre os compradores de automóveis, mesmo. Se até algum tempo atrás, ter um desses confortáveis e classudos carros de três volumes era o sonho de consumo da classe média bem sucedida, hoje a primazia dessa faixa – e, na verdade, de quase todas elas – é das SUVs. Até mesmo o clássico tiozão, que acabou emprestando sua imagem “arrumadinha e conservadora” a esse tipo de modelo, hoje, é mais visto ao volante de veículos mais altos, mais pesados e – pelo menos em termos de dirigibilidade – menos refinados. Tá, bom, tá bom, vou parar com o chororô. Até porque, com tudo isso, os sedãs médios ainda se mantêm em linha em número razoável, comprados por gente que não se submete (tanto) a modismos, executivos e também empresas.
Um segmento que não representa, em ordem de grandeza, uma fatia assim tão grande do mercado, mas que em 2019 garantiu ao campeão da categoria, o Toyota Corolla, o 14º lugar entre todos os veículos vendidos no país (com 56.727 unidades) – o Honda Civic, seu vice, ficou em 33º nesse ranking geral (27.318 unidades) e o Cruze em 44º (17.829). Parece pouco, mas vale lembrar que são esses modelos os que proporcionam maiores margens de lucro aos fabricantes. Espero que suficiente para que não desistam de mantê-los nas nossas lojas.
Ficha técnica
Chevrolet Cruze Premier II 2020 (dados do fabricante)
Motor:
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha,
1.399cc (1.4 litros) 16 válvulas, turbo,
com injeção direta, flex
Potência máxima: 153 cv
Torque máximo 24,5 kgfm
Transmissão automática com 6 marchas
Tração dianteira
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos
Velocidade máxima de 214 km/h
Consumo (km/l, álcool/gasolina):
cidade 7,6/11,1, estrada 9,4/13,9
Direção com assistência elétrica
Suspensão
dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora
e molas helicoidais, traseira por eixo de torção
com molas helicoidais
Freios a disco nas 4 rodas
(ventilados na dianteira, sólidos na traseira)
Dimensões (mm):
Altura 1.484, largura 1.807,
comprimento 4.665, entre-eixos 2.700
Peso (Kg) 1.321
Capacidades (litros)
tanque 52, porta-malas 440
Preço atualizado de modelo idêntico ao do vídeo:
R$ 129.540 (no site da Chevrolet)
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