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Passat VR6 Exclusiv: da glória à sarjeta


Em meados da década de 1990 do século passado, a VW começou a trazer modelos fabricados no México e na Alemanha para compor – e atualizar tecnologicamente – a fatia mais cara de sua linha para o nosso mercado. No topo da pirâmide estava o Passat Exclusiv VR6, que tinha um acabamento caprichado, bancos de couro e o famoso motor de seis cilindros levemente inclinados (para ocuparem menos espaço e, assim, permitirem que o bloco fosse um pouco mais curto) que esbanjava torque (veja a ficha técnica mais abaixo) e fazia com que o modelo fosse bem legal de dirigir. Em pouco tempo, esse Passat com sotaque chucrute virou sonho de consumo por aqui.

Mas, num prazo não muito maior, começou a cair em desgraça pelo altíssimo custo de manutenção e eventual reparação. O resultado disso é que, pela primeira vez desde sua chegada ao país, a tradicional marca alemã viu um produto seu amargar uma grande depreciação para a revenda. Algo, aliás, que era comum a quase todos os importados daquela primeira safra que, em dois ou três anos, chegavam a perder 50% ou mais de seu valor. Dificuldades para conseguir peças de reposição, preços exorbitantes cobrados pelas oficinas autorizadas – que muitas vezes eram as únicas a possuírem equipamentos e peças para os serviços necessários – e, também, impostos anuais (IPVA) proporcionais aos valores de tabela transformaram o que era sonho em pesadelo para muita gente.

Hoje, é comum encontrar carros de luxo daqueles tempos largados junto às sarjetas, com muita sujeira acumulada e poucas chances de voltarem a rodar como em seus dias de glória – mais ou menos iguais a este (lá no começo do post), que eu fotografei no Rio esta semana. Vê-lo assim, além da natural melancolia de quem gosta de carros e nunca quer vê-los "morrendo", soa para mim como um daqueles sinais inequívocos (que não deixam dúvidas) de que estou ficando velho. Isso porque, acreditem, guiei um carro igualzinho a esse vermelho aí da foto, em 1995, no autódromo de Interlagos, num evento de lançamento da então "nova linha Passat" promovido pela fábrica. E lá se vão 21 anos!

VW Passat Exclusiv VR6*

Motor:

Dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, 2.792 cc.

Potência: 174 cv (a 5.800 rpm)

Torque: 24 kgfm (a 4.200 rpm)

Câmbio: manual de 5 marchas / automático

Freios a disco nas 4 rodas

Peso: 1.325 kg

Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos

Velocidade máxima: 224 km/h

Consumo médio (cidade/estrada) 9 km/litro

(*) dados de divulgação na época do lançamento.

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