Nos cores dos carros, o prata é o novo... prata
Sabe aquelas conversa de que nós, brasileiros, somos todos (ou na maioria) alegres, relaxados, extrovertidos, comunicativos... pois bem, além da imprecisão que todas as generalizações possam trazer, esse papinho é particularmente furado quando se refere às cores dos carros que dirigimos. Um levantamento feito pelo site de compras OLX sobre as cores dos carros mais vendidos em 2019 deu o seguinte (e previsível) resultado:
Em primeiro, o prata , com 28,5%
Em segundo, deu branco, com trocadilho e 22,3% do total
Em terceiro, o preto, com 19,1%
Em quarto, o cinza, com 11,1%
Em quinto, o vermelho, com 8,2%
Em seguida vêm azul (4,2%), tons de verde (3,2%), amarelo (0,5%) e laranja (0,2%).
Lá fora é diferente
Enquanto isso, na Europa e na Ásia, as palhetas cromáticas oferecidas pelas montadoras são cheias de nuances bem mais variados e até nos conservadores EUA as opções e matizes vistos nas ruas fazem a nossa paisagem parecer uma velha TV em preto e branco (abaixo, um Chevrolet Onix 2019 prata, modelo mais vendido do ano com a cor preferida pela maioria dos compradores).
Mesmo antes desse ambiente acinzentado criado pelo novo coronavírus, o Brasil já andava beeeeem careta e sisudo há tempos. É natural (e estudos comprovam isso) associar a maior variedade de cores à alegria e à mentalidade mais aberta. E, cá entre nós, a pluralidade sempre torna a vida mais interessante. Não é por acaso que, nas canções, o Camaro é amarelo, o Mustang é cor de sangue e o Fuscão Preto é o vilão da história.
E você, prefere ser discreto e sumir no mar de prata, preto e cinza, ou gosta de cores mais vivas?
Comments