Audi apresenta novo A5 Sedan no Rio
- Henrique Koifman
- 18 de jul.
- 4 min de leitura
Por Henrique Koifman - Fotos de divulgação

A Audi escolheu um local que combina arquitetura futurista com cenário histórico para apresentar a jornalistas e formadores de opinião seu novo A5 Sedan, o Museu do Amanhã, no Rio, às margens da Baía de Guanabara, com vistas também para o Cais do Porto e a Praça Mauá. Uma combinação que, de certa forma, combina com o conceito do carro que, como indica o nome, é um sedã (de porte médio grande para os nossos padrões) e que já está disponível para encomendas (pré-venda) nas mais de 40 concessionárias da marca em nosso país, pelo preço “especial de lançamento” de R$ 379.990 – ou R$ 380 mil para os mais práticos.

O preço é único porque o novo A5, que inaugura sua terceira geração, só estará disponível por aqui em uma única versão, a Performance S edition quattro (com minúsculas, mesmo), que tem um pacote de recursos e acessórios específico para o nosso mercado. Na prática, esse A5 chega para substituir o recém-extinto também sedã A4. Isso porque, faz um tempo, a Audi tinha resolvido dividir sua linha entre números ímpares (com motores a combustão) e pares (elétricos). Não sei se manteve a ideia.

O novo sedã estreia também uma nova Plataforma Premium a Combustão (PPC) da montadora alemã, desenvolvida justamente para ser a base de seus modelos equipados com motores térmicos. Sabe aquela história de que, até 2030 todos os carros produzidos pelas marcas europeias seriam elétricos? Pois é, foi pelo menos adiada.

Novo A5 tem motor de quatro cilindros turbo de 272 cv
Sob o capô, esse A5 traz um motor 2.0 de quatro cilindros turbinado com injeção direta, movido exclusivamente a gasolina (e sem apoio de outro propulsor, elétrico, num sistema híbrido como o de outros Audi contemporâneos) que rende 272 cv de potência e pouco mais de 40 kgfm de torque. O câmbio é o automatizado S tronic, com sete marchas e a tração utiliza o sistema quattro da marca, que joga preferencialmente a força para as rodas dianteiras, mas pode transferir até 50% dela para as traseiras, em caso de necessidade.
Pode parecer desnecessário ter um sistema de tração integral tão sofisticado assim, para rodar apenas em estradas e ruas asfaltadas brasileiras (nem pense em off-road, por favor!), onde não há períodos de neve e gelo. Mas quem já guiou esses carros sabe bem a diferença que isso faz. O carro fica muito mais “na mão” e supera com folgas seus rivais que só tracionam duas das rodas, tanto nas curvas (que parecem ganhar trilhos) como nas arrancadas, feitas com muito mais presteza e menos desperdício de potência – neste A5, aliás, o 0 a 100 km/h é feito em 5,9 e a velocidade máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente (dados do fabricante).
De sportback para sedã, o novo visual do Audi A5 no Brasil
Em sua geração anterior, o A5 era oferecido aqui no Brasil apenas como um fastback, com aquele desenho que une traseira e teto por uma linha de inclinação suave. O nome daquela versão é Sportback*. Isso porque o papel de sedã desse porte na gama Audi ficava com o A4 – confira aqui neste post esses modelos anteriores - https://www.rebimboca.com.br/single-post/audi-a4-e-a5-voltam-a-ser-integrais-no-brasil. Agora, ele chega aqui apenas na opção sedã e ganhou alguns centímetros em largura (7 cm) e comprimento (7,2 cm), em relação à geração anterior.

Vamos às dimensões: 4.829 mm (comprimento), 1.410 mm (altura), 2.892 mm (entre eixos), 1.860 mm (largura sem retrovisores) e 2.099 mm (largura com retrovisores). O porta-malas tem capacidade para 417 litros e, no tanque de combustível, cabem 56 litros.
(*) Eu escrevi que o nome daquela versão é – e não “era” – Sportback, porque, na Europa, ainda estão disponíveis várias outras opções para o A5 (veja nas fotos abaixo), incluindo uma fastback, além da Avant (perua), Coupé (de duas portas) e Cabriolet (conversível). Mas vale destacar que alguns deles ainda figuram no site alemão da marca com seu visual da geração anterior – o que pode indicar que estão saindo de linha – enquanto outros já aparecem atualizados. Ainda assim, alguém me empresta um babador?

Pacote de recursos de conforto e segurança
Além de trazer um visual bastante renovado, que segue a tendência dos outros modelos recentes da Audi – como elétrico Q6 e-tron, também disponível por aqui – por conta de seu pacote diferenciado (kit s-line), esse novo A5 vem com uma longa lista de itens de estilo mais esportivo, como rodas Audi Sport de 20 polegadas, que calçam pneus 245/35, suspensão esportiva S, detalhes externos pintados em preto brilhante, e um interior recheado de tecnologia e acabamentos de altíssimo nível.

O painel de instrumentos digital com 11,9 polegadas customizável é integrado ao display da multimídia (que incorpora uma série de comandos e informações do carro, também, claro) de 14,5 polegadas, com formato curvo e voltado para o motorista.
O volante tem um formato diferente, com a base e o topo planos, o que pode parecer estranho, mas deve facilitar o acesso e a visualização dos instrumentos. E, segundo a Audi, todos os botões e comandos foram repensados, para simplificar e melhorar sua usabilidade. Alguns deles, por exemplo, passaram do painel dianteiro para a alça da porta, junto dos comandos dos vidros e espelhos. Se isso é bom? A conferir.

O rol de equipamentos segue com uma longa lista de itens de segurança e assistência ao motorista, que, se você tiver interesse em conhecer por completo, sugiro que busque no site da Audi, onde já estão disponíveis para consulta - https://www.audi.com.br/pt/models/a5/a5-sedan-performance-s-edition-quattro/index
Quanto às cores, estão disponíveis o Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).
Senti falta do Verde Distrito Metálico, disponível no A3 Sedan aqui no Brasil. Aliás, aguarde para breve o nosso test-drive com esse modelo, aqui no blog.

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