O carro elétrico abastecido pelo sol?
- Henrique Koifman
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Por Henrique Koifman

Se depender da Nissan, a resposta à pergunta do título é sim. Não totalmente nem exclusivamente abastecido pela luz solar, mas tendo suas baterias recarregadas, em parte, pelo bom e velo Astro Rei. O carro em questão é o Sakura Kei EV (acima) – subcompacto elétrico que já circula pelas ruas japonesas há alguns anos e que, em breve, poderá ter como opcional uma placa extensível montada no teto e que, segundo a marca, pode adicionar, por ano, até 3 mil km de autonomia ao carro. A novidade será mostrada no Japan Moblity Show 2025, que abre ao público nesta sexta, 31/10, em Tóquio.

O sistema se chama 'Ao-Solar Extender'1 e futuramente pode vir a ser utilizado em outros modelos a bateria da montadora. A estreia será no simpático Nissan Sakura2, carrinho que é hoje o veículo elétrico mais vendido do Japão (veja nas fotos acima). Ele é composto de um painel solar escamoteável, que pode funcionar tanto quando o carro está parado, quanto em movimento. Sua capacidade máxima de geração é de 500 W, mas, mesmo quando não está totalmente aberto (quando estiver andando, por exemplo), o equipamento é capaz de captar luz e gerar energia, em diferentes quantidades para diferentes situações:
Com o painel estendido em um dia ensolarado – 500 W;
Com o painel fechado em momentos de vento – 300 W;
Com o painel fechado em dias de chuva – 80 W
À noite, como é de se imaginar, não há geração de energia.

Em suas versões normais, o Nissan Sakura tem autonomia para rodar até 180 km e, a preços de hoje, custa o equivalente a pouco menos de R$ 80 mil. Ainda não foi definida uma data para que esse sistema chegue efetivamente à linha de montagem.

A ideia de alimentar a bateria de carros elétricos com a luz solar não é nova. Há até competições de protótipos, movidos exclusivamente por esse tipo de geração. São carrinhos experimentais, levíssimos, e bem distantes ainda de algo que possamos usar em nosso dia a dia.

Mas projetos para veículos bem mais atraentes e usáveis já foram apresentados ao longo dos últimos anos. Um dos mais conhecidos é o do modelo holandês Lightyear One (acima) , que chegou a entrar em produção, no final de 2022 – veja aqui o site da montadora https://lightyear.one/ . Infelizmente, depois de poucas unidades entregues, a empresa pediu falência e interrompeu a linha de montagem.
Vale dizer que a Holanda é um país famoso por sua grande quantidade de chuvas, tendo apenas cerca de 45 dias “sem alguma chuva” por ano (segundo a Wikipedia). Talvez o Lightyear tenha sido uma daquelas “ideias certas para os lugares errados.”

































Comentários