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Leapmotor chega ao Brasil com primeiro SUV Ultra-Híbrido 

  • Henrique Koifman
  • há 15 minutos
  • 6 min de leitura

Modelo tem propulsão elétrica e usa motor a combustão apenas para gerar energia


Por Henrique Koifman

Fotos de Divulgação


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O grupo Stellantis – que reúne marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, só para ficar nas que têm modelos produzidos em nosso país – está trazendo para cá outra de suas integrantes, a chinesa Leapmotor, especializada em carros eletrificados. Na estreia, estão sendo lançados dois SUVs, o B10 (por R$ 173 mil) e o C10 (opções de R$ 190 mil e R$ 200 mil*). É sobre a versão mais cara deste segundo (nas fotos), que falo neste post.

(*) preços arredondados em R$ 10 para mais.


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A versão é a REEV – sigla em inglês para Range Extended Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico de Alcance Estendido, em nosso bom e velho português. E que a Leapmotor chama de Ultra-Híbrida. Explicando: o SUV tem propulsão exclusivamente elétrica, mas conta também com um motor a combustão, que funciona apenas como um gerador de eletricidade para recarregar suas baterias e, assim, aumentar consideravelmente a autonomia – e a praticidade – do C10.



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Essa combinação permite, por exemplo, que você escolha se quer abastecer o carro com gasolina ou em uma tomada. Ou os dois, conseguindo assim uma autonomia total de 950 km, medidos pelo ciclo WLTP – de Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o padrão internacional. Para recarregar a bateria (que tem 28,4 kWh de capacidade) em fonte externa, por cabo, de leva-se 18 minutos em um carregador ultrarrápido (DC) ou 3h em um comum (AC, na garagem de casa) para atingir de 30% a 80%.


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O bacana é que o sistema permite que se escolha como o carro vai gerenciar e usar as duas fontes de eletricidade – baterias e motor/gerador a combustão – através da seleção de quatro “modos de energia”:

EV+: Dá prioridade máxima à utilização da bateria, acionando o motor a combustão somente quando ela atinge o nível mínimo de carga;

EV: É o mais indicado para o dia a dia no trânsito urbano, também dando prioridade para o uso da bateria, mas acionando eventualmente o motor a combustão em momentos de maior necessidade de energia;

Combustível: É a recomendação para usar em viagens, pois otimiza a performance energética entre bateria e motor/gerador a combustão, para proporcionar a maior autonomia possível; aqui é possível, ainda, selecionar o nível de carga da bateria, que é recarregada com o carro em movimento;

Power+: Liga o motor/gerador a combustão, garantindo um fluxo de energia em momentos de maior exigência ou em que se deseja alimentar a bateria, mesmo que ela ainda tenha alguma carga, alimentando-a com o carro em movimento ou parado.


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Conceito REEV não é inédito no Brasil


Vale lembrar que, aqui no Brasil, já tivemos um outro carro que oferecia como opcional um recurso semelhante: o BMW i3. O carrinho era puramente elétrico, mas por um extra, você levava instalado um pequeno gerador a combustão, que servia justamente para estender sua autonomia, embora fosse consideravelmente mais simples.


E, além deste, há outros sistemas que combinam motores elétricos com geradores a combustão, como o e-Power, utilizado pela Nissan. Nesse caso, o motor a gasolina funciona praticamente o tempo todo, gerando a eletricidade que move seu colega elétrico, pois a capacidade da bateria é mínima. A ideia ali é diminuir custo, consumo e emissões. No Kicks vendido no México com essa configuração, por exemplo, o consumo de gasolina na cidade é de até 15 km/litro.


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Leapmotor C10 oferece boa performance


Voltando ao C10, além da versão REEV, ele está disponível na opção puramente elétrica. Em ambos, a tração é apenas traseira – como na Chevrolet Blazer EV e em outros carros desse tipo. O motor elétrico é do tipo síncrono, produz 32,6 kgfm de torque. A potência varia ligeiramente entre as duas versões: 215 cv na Ultra-Híbrida (REEV) e 218 cv na elétrica (EV).


Com essa usina de força (um trocadilho quase literal), na versão REEV o C10 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, chegando até os 170 km/h, limitados eletricamente. Nada mau para um carro com quase duas toneladas de peso e mais de 4,7 metros de comprimento.



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Oferecer uma opção com garantia de maior autonomia – e, principalmente, de maior facilidade de abastecimento – para um de seus modelos é uma ótima estratégia da Leapmotor para tentar conquistar uma fatia no concorrido segmento dos SUVs com preços em torno dos R$ 200 mil. Essa é, hoje, a melhor combinação possível para mercados como o brasileiro, em que já há um grande número de potenciais compradores que desejam ter um carro elétrico, mas relutam em adquirir um por conta da infraestrutura de recarga, ainda muito aquém do necessário para que se possa viajar com tranquilidade.


Na China, a marca oferece a opção REEV para outros dois de seus modelos, o também SUV C11 e o sedã executivo C01 – um potencial concorrente de peso para o BYD King que, aliás, está cotado para ser vendido aqui, também.


Confira a ficha técnica completa do Leapmotor C10 Ultra-Híbrido (REEV), bem como uma lista de seus recursos e acessórios (dados do fabricante):


Motor elétrico de tração

Posição: Traseiro, transversal

Tipo: síncrono com ímã permanente

Potência: 215 cv Torque: 320 Nm (32,6 kgfm)



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Motor a combustão (somente gerador)

Posição: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha

Diâmetro x curso: 73,5 x 88,3 mm

Cilindrada total: 1.499 cm3

Taxa de compressão: 15,3:1

No de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: duplo, no cabeçote

Combustível: gasolina

Tanque: 50 litros

Ciclo: Atkinson


Bateria

Tipo: Lítio-fosfato-ferro (LFP)

Posição: sob o assoalho, entre os eixos

Arrefecimento: líquido

Tensão: 400V

Capacidade: 28,4 kWhRecarga

Conector: Type 2 e CCS2

Velocidade: 6,6 kW (AC) / 65 kW (DC)

Tempo de recarga AC (6,6 kW): 3h (30% a 80%)Tempo de recarga DC (65 kW): 18 minutos (30% a 80%)


Transmissão

Ligação direta do motor ao diferencial

Relação: 11,36


Freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 319 mm x 26 mm) com sistema de frenagem regenerativo integrado

Traseiro: A disco ventilado (diâmetro de 324 x 16 mm) com sistema de frenagem regenerativo integrado


Suspensão

Dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Traseira: Independente, Multibraço com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais


Direção

Assistência: ElétricaDiâmetro mínimo de curva: 11,2 m


Rodas e pneus

Medidas: 20”, de liga-leve

Pneus: 245/45 R20


Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.976 kg


Capacidade de carga: 434 kg


Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.739 mm, Largura da carroceria: 2.128 mm (c/espelhos) / 1.900 mm (s/espelhos), Altura do veículo: 1.680 mm, Distância entre eixos: 2.825 mm, Altura mínima do solo: 180 mm

Ângulo de entrada: 17o

Ângulo de saída: 23o

Volume do porta-malas: 435 litros


Performance

0 a 100 km/h: 8,2 s

Velocidade máxima: 170 km/h (limitada eletronicamente)

Autonomia WLTP: 950 km


Cores disponíveis: Cinza Noturno, Cinza Tundra, Preto Eclipe, Branco Alvorada,Verde Boreal


Principais itens de série


- Sete air-bags (incluindo um central entre os bancos dianteiros)

- Bancos com revestimento premium e certificação OEKO-TEX®

- Bancos dianteiros com memória e função Welcome/Good Bye para o motorista, ajustes elétricos, aquecimento e ventilação

- Retrovisores com memória e aquecimento para desembaçador

- Leap One com tela de 14,6” com conexão à internet e atualização OTA

- Conexão com aplicativo Leapmotor com controles remotos, chave digital integrada ao smartfone e acionamento de rotinas pré-programadas

- Ar-condicionado digital de duas zonas com ajuste eletrônico do fluxo do ar, detecção de poluentes e saída para a segunda fileira

- Teto panorâmico Sky View de 2,1 m2

- Sistema de som Theather Sound System 7.1 de 840W com 12 alto-falantes

- Iluminação totalmente de LED com faróis com facho alto automático

- Carregador de celular por indução

- Porta-malas com abertura e fechamento elétrico com ajuste inteligente de altura

- Iluminação ambiente Smart Light com integração ao sistema de som e auxílio à manobra

- Câmeras com visão 360o com função de chassi transparente, visão de rodas e modo gravação

- Sistema para criação de rotinas automatizadas

- Sistema V2L (alimentação externa de equipamentos com a energia do carro) Leap Pilot (ADAS L2)

- Piloto automático inteligente (mantém distância do tráfego à frente) com assistência em engarrafamentos

- Frenagem automática de emergência

- Detecção de ponto cego

- Aviso de tráfego cruzado em ré com frenagem automática

- Alerta e assistente de permanência na faixa

- Leitor automático de placas

- Alerta de abertura de porta

- Alerta de colisão traseira

- Alerta de fadiga e distração do motorista com câmera


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