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Com caminhão mais leve e potente, Hugo Cibien projeta 2026 ainda mais competitivo na Copa Truck

  • Alexandre Kacelnik
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

Por Alexandre Kacelnik



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Com o fim da temporada 2025, sua primeira completa na Copa Truck, Hugo Cibien projeta um ano de 2026 ainda mais competitivo. Mesmo não tendo largado em duas das nove etapas – ou seja, quatro de dezoito corridas -, o piloto Capixaba foi ao pódio em cinco etapas, e teve como ponto alto na temporada a vitória na primeira etapa noturna da história da Copa Truck, realizada em junho, em Cascavel (PR).


“Ano que vem teremos um caminhão cerca de 250 quilos mais leve, e portanto mais rápido, e com atualizações eletrônicas que nos permitirão não sofrer tanto com problemas característicos da categoria, como o de excesso de emissões, que nos prejudicou nesse fim de semana. O trabalho de 2025 acabou ontem na pista, e o de 2026 já começa daqui a pouco na oficina e no escritório, pois estamos correndo atrás de um budget cheio, inclusive com projetos de patrocínio incentivados” revela o piloto.


No último fim de semana, em Interlagos (SP), Cibien praticamente não andou nos treinos livres em função de uma quebra de amortecedor, problemas no alternador e principalmente no módulo que controla as emissões. Desclassificado sábado no qualifying justamente pelo problema de emissões, na primeira corrida de domingo largou de 15º e conseguiu ver a bandeira quadriculada em 7º lugar.


“No domingo, no warm up, a gente não conseguiu resolver o problema de emissões, então fomos muito conservadores e tiramos mais diesel que o necessário. O caminhão perdeu potência, e em Interlagos, com subidas, o motor é muito importante. Era impossível ganhar posições nos tradicionais pontos de ultrapassagem, no fim das retas, e mesmo assim conseguimos passar adversários nos trechos de miolo. Cheguei em 7º na primeira prova, o que me botava em 2º no grid da segunda corrida. Cheguei a conquistar a ponta na primeira volta, abri vantagem para o 2º, mas em um acidente o caminhão Raphael Abbate voltou à pista jorrando óleo, que atingiu meu para-brisas e me deixou com a visão extremamente prejudicada”, relata Cibien.


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“Eu enxergava o asfalto, mas não conseguia enxergar a zona de radar. Então na primeira volta nesta situação passei um pouco lento demais no radar, e na segunda passei rápido demais e levei um drive through. Cumpri a passagem pelo box, voltei em 14º, e ainda veio uma longa entrada do caminhão de segurança, que saiu somente para a volta final, quando eu consegui fazer seis ultrapassagens e acabar em 8º. Foi um pouco o resumo do que foi o nosso ano, competitivo enquanto estava na pista, driblando os percalços e fazendo o melhor possível. O mais importante é que se em 2025 já fomos muito competitivos quando não deu nenhum problema mecânico ou eletrônico, ano que vem realmente a projeção é brigar na parte de cima da tabela”, disse o piloto, que corre com patrocínio de Extrabom Supermercados, Engesolda e Placas do Brasil através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), além de Grupo Vannucci, IABV e Chipi Implementos. Cibien ficou em 7º lugar na temporada 2025 da categoria Super Truck Elite da Copa \Truck, que teve como campeão Pedro Perdoncini.


Fotos de pódio da vitória em Cascavel e disputa em Interlagos – Vanderley Soares/Divulgação

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