top of page

Qual o melhor pneu para o SUV?

  • Henrique Koifman
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Por Henrique Koifman



Como qualquer pessoa que repare minimamente nos carros que vê nas ruas já percebeu, o número de esportivos utilitários – os SUVs – em circulação vem aumentando bastante aqui no Brasil. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran, esse tipo de carro já representa aproximadamente 15% da frota brasileira de veículos leves, frota essa que soma cerca de 48 milhões. Um percentual que foi vitaminado pelas vendas de automóveis novos no ano passado – já que a metade deles, segundo a mesma secretaria, era, adivinhem, de SUVs.

Não entro no mérito dessa preferência do mercado – que está muito mais ligada a um modismo do que a qualquer outro motivo –, mas acho que vale explicar que, em comparação com outros tipos de veículos leves, os SUVs custam um pouco mais caro para se manter e usar. Além do peso e da altura – que geralmente o tornam energeticamente menos eficiente que sedãs e hatches com base mecânica semelhante –, um dos gastos que cresce com esses utilitários é com seus pneus.


Num paralelo, podemos dizer que, se carros de passeio comuns calçassem sapatos entre 35 e 41, os SUVs calçariam de 42 a 48 – ou até mais, se seus donos resolverem customizá-los como pés-grandes.



Grandes, mais caros… também por isso é fundamental escolher direitinho o tipo de pneu que se vai calçar no seu utilitário. Pois se a regra básica diz para usar somente os pneumáticos com as características básicas indicadas pelo fabricante no manual do carro, na prática, a decisão pode passar das medidas (com o perdão pelo trocadilho). E, finalmente, chegamos ao assunto principal deste post: qual o melhor tipo de pneu para o SUV? Para responder, consultei a Patrícia Neubauer Lopes, gerente de Produto da Continental Pneus, , uma das principais marcas globais de pneus.



Pneus para SUV têm diferenças


E ela diz que, por conta de suas características, os SUVs recebem produtos específicos. “Esses utilitários possuem peso superior ao de veículos de passeio e centro de gravidade mais elevado. Isso exige produtos com estrutura reforçada, índices de carga adequados e tecnologias específicas para garantir aderência e estabilidade, especialmente em curvas e frenagens”, explica.


A partir daí, sempre com essas características, são oferecidos basicamente pneus de três tipos diferentes: para asfalto (urbano e rodoviário), fora-de-estrada (off-road) e misto. Cada um deles tem um desenho de banda, composto (matéria prima) e estrutura próprios.



“As principais diferenças entre um pneu SUV urbano e um pneu SUV com perfil off-road estão relacionadas ao desenho da banda de rodagem, estrutura e desempenho”, explica Patrícia. “Enquanto os pneus urbanos possuem sulcos finos, contínuos e com menor profundidade, que favorecem conforto e condução silenciosa, os para off-road possuem sulcos mais largos e profundos, com blocos espaçados para melhor tração em lama, areia e pedras, além do design mais agressivo que ajuda a expulsar detritos e evitar atolamento”.


E em termos de estrutura, a gerente revela que os pneus off-roads são mais robustos. “Eles têm uma carcaça com camadas extras para suportar terrenos irregulares, ombros reforçados para evitar danos em pedras e a banda de rodagem com borracha mais dura e reforçada contra cortes e impactos” diz ela. Nos pneus totalmente urbanos, a estrutura é projetada para priorizar estabilidade e durabilidade no asfalto.



Pneu bom na lama, mas nem tanto na hora de abastecer o carro


A gerente informa que, em termos de desempenho, os pneus on-road (para asfalto) proporcionam maior economia de combustível, menor ruído e maior conforto e têm sua melhor performance em piso seco e molhado, mas sem a presença de lama ou areia. “Os pneus off-road, por outro lado, oferecem excelente tração fora do asfalto, mas menor estabilidade, maior desgaste no uso urbano e um maior consumo de combustível, de até 10%, devido à resistência ao rolamento” explica.


No meio-termo ficam os pneus mistos, ou all-terrain (todo terreno), que são ideais para quem alterna trechos de condução entre asfalto e estradas de terra. Mas vale informar que esse tipo de pneu não é recomendado para quem vai rodar exclusivamente em caminhos pavimentados, porque tendem a gerar mais ruído, maior

consumo e desgaste irregular no asfalto, em comparação com os on-road.


Por último, perguntei à Patrícia se existe diferença na calibragem recomendada para os pneus dos SUVs em relação aos carros de passeio. “Sim, há. SUVs normalmente utilizam pressões comparativamente mais altas, entre 32 e 36 psi (podendo chegar a 40 psi, conforme modelo e carga).” Ela alerta que rodar com o pneus com pressão insuficiente aumenta o desgaste e o consumo – tanto de combustível, quanto do próprio pneu. E usar a pressão mais alta que o indicado no manual do carro diminui a aderência e torna o carro mais duro e menos confortável.



Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page