top of page

Denver 400, nova moto custom da Shineray para viageiros e urbanos

  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

Por Henrique Koifman – fotos de divulgação


Depois de terem praticamente conquistado a maior fatia do segmento de automóveis híbridos e elétricos por aqui, montadoras chinesas começam a brigar também por espaço no crescente mercado brasileiro de motocicletas. E se até há algum tempo, o foco eram os modelos mais simples e baratos, de menor cilindrada e preço, mais recentemente a estratégia passou a incluir máquinas mais potentes, sofisticadas e mais caras – ou seja, voltadas a vendas em volumes mais baixos, mas com margens de lucro mais atraentes e potencial para criar uma boa imagem para suas marcas premium entre um público mais qualificado.


No primeiro semestre deste ano, eu já tinha escrito um pouco sobre isso ao comentar o lançamento aqui da marca Voge (leia aqui: https://www.rebimboca.com.br/single-post/voge-apresenta-motos-premium-e-inicia-vendas-em-junho). Volto a isso agora por conta da chegada da SBM Denver 400, produzida em Manaus pela Shineray do Brasil. Devo confessar que, até aqui, só conhecia a marca Shineray por seus caminhõezinhos leves com grade dianteira que me lembra o desenho do “duplo-rim” da BMW, motonetas e carrinhos de golfe. Mas a marca já possui, inclusive, uma outra moto mais sofisticada em sua linha brasileira, a interessante cruiser SBM 600.



Como é a SBM Denver 400


Bom, eu falei ali em cima em “motos mais potentes”, mas a Denver 400 é uma moto custom de porte, digamos, compacto-médio. E confesso que ela me atraiu justamente por não muito grande e pesada – embora, pelo menos nos números, tenha potência suficiente para encarar viagens um pouco mais longas por aí. E, por não ser grandalhona – tem 2,37 m de comprimento, 91 cm de largura e pesa 210 kg –, presumo que vá bem no trânsito urbano também.



Para isso, ela conta com um motor de dois cilindros e oito válvulas em V de exatos 397 cm³, que rende pouco menos de 40 cv de potência (a 8.500 rpm) e 3,7 kgfm de torque (a 6.000 rpm). E é esse tipo peculiar de motor, consagrado justamente em motos estradeiras, por geralmente oferecer bom torque em baixas rotações, um dos diferenciais em que a marca aposta para conquistar mercado.


Nesse sentido, outra característica que deve agradar ao público das custom é a transmissão da Denver, que é feita por correia – sistema utilizado tradicionalmente nas americanas Harley Davidson, por exemplo. O câmbio é manual, ou melhor, “pedal”, com seis marchas e o tanque comporta 15 litros de gasolina, mas a marca não informa quais são o consumo e a autonomia da moto.



Na parte de suspensão, essa Denver 400 segue uma receita clássica, contando com um garfo telescópico convencional na dianteira e um também convencional conjunto de dois amortecedores na traseira. Os freios são a disco em ambas as rodas, com sistema antitravamento (ABS), e há controle eletrônico de tração.



Esse bem-vindo toque de modernidade se estende ao painel de instrumentos, que embora seja todo em LCD colorido e conte até com porta USB, reproduz as linhas e formatos de um grande mostrador analógico, combinando com o estilo retrô de todo o conjunto.


Vamos à ficha técnica completa (dados do fabricante):


Shineray Denver 400


Motor

Dois cilindros em V, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida

Cilindrada - 397 cm³

Potência - 39,43 cv a 8.500 rpm

Torque - 3,7 Kgfm a 6.000 rpm


Transmissão

6 marchas, transmissão final – por correia, com controle de tração


Suspensão

dianteira com garfo telescópico convencional

traseira convencional, com dois amortecedores


Freios

com acionamento hidráulico e ABS

dianteiro - disco de 320 mm

traseiro - disco de 260 mm


Rodas e pneus

dianteira - 120/80 - 18"

traseira - 180/70 - 15"


Dimensões (em mm)

Comprimento - 2.370

Largura - 910

Altura - 1.070

Entre-eixos - 1.557

Altura do assento - 690

Distância mínima do solo - 135


Peso

em ordem de marcha - 210 kg

Carga máxima - 150kg (piloto+passageiro+bagagem+acessórios)


Preço sugerido

R$ 32.890


Garantia

3 anos



Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page