top of page

O BMW M2 num sonho de uma manhã de (quase) primavera

Por Henrique Koifman


Para divulgar o lançamento aqui no Brasil de seu novo esportivo M2, a BMW resolveu caprichar no Marketing e produziu o vídeo abaixo. Nele, um jovem “comum” tem a chance de quebrar sua rotina de escritório ao volante do modelo (de sua chefe), acelerando e fazendo drifting por algumas ruas, avenidas e viadutos da capital paulista.


(Link para assistir o vídeo no canal da BMW: https://www.youtube.com/watch?v=CBxl3ERPXZY)



A despeito de chamar o vídeo de "O Sonho", o roteiro deixa lá uma pequena margem para você mesmo concluir se toda a farra em quatro rodas que aparece em parte das imagens foi “real”, ou aconteceu somente na imaginação do personagem – que desde o princípio é apresentado como um fá e conhecedor da marca.





Sobre esse novo BMW M2



O novo M2 é equipado com a mesma mecânica de seu irmão maior M3 – motor de seis cilindros em linha bi-turbo, a gasolina, que gera 466 cv de potência e 56 kgfm de torque, com tração nas rodas traseiras. O câmbio é automático do tipo sequencial esportivo, com oito marchas (lá fora, há ainda a opção de caixa manual de seis). Como o Júnior pesa 160 kg a menos que o mano M3, ainda que o seu motor esteja calibrado para menos (no M3 comum, a potência é de 510 cv), ele deve ganhar em agilidade. Especialmente em manobras radicais como as que aparecem no vídeo – aliás, vale dizer que esse modelo conta com um auxílio inteligente chamado M Drift Analizer, que como o nome sugere, atua para melhorar sua performance nesses movimentos de lado.


Segundo o prospecto da marca para o México – onde ele é fabricado e de onde será importado para o Brasil –, o M2 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e tem sua velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h. E, quando você resistir a usá-lo como um esportivo e pisar menos, eles dizem que o carro consegue rodar 10 km/litro na estrada e bons 15,2 km/litro na estrada.




O M2 estaciona sozinho


No mesmo prospecto, encontrei a enorme lista de equipamentos de série do carro, dos quais destaco estes dois assistentes de direção autônoma. O primeiro é o de estacionamento, que assume por completo a condução do veículo para estacioná-lo, tanto em vagas paralelas, quanto perpendiculares. O segundo, o de manobra reversa, que armazena na memória os últimos 50 metros percorridos a menos de 35 km/h e é capaz de controlar a direção para que você possa sair de marcha ré de estacionamentos mais complicados.


Não tente fazer isso na sua rua!


A BMW faz questão de frisar que todas as gravações desse vídeo foram feitas em ruas interditadas, com a devida autorização de prefeitura da cidade, num horário que atrapalhasse o mínimo a rotina urbana da Pauliceia. E ainda tascou o seguinte “disclaimer”:

“A BMW informa que esta gravação se trata de uma ficção, realizada em ambiente fechado, com piloto profissional e não incentiva qualquer tipo de prática contrária aos bons costumes, ao Código de Trânsito Brasileiro.”


Por enquanto, a marca não divulgou os preços ou data de chegada do M2 às lojas.

Eis alguns detalhes da ficha técnica do M2 2024 (dados da BMW do México)


• Motor: 6 cilindros M TwinPower Turbo (bi-turbo) / 2,993 cm / 466 cv (460 hp) (6,250 rpm) / 56 kfgm (550 Nm), entre 2.650 e 5.870 rpm

• Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente, até 285 km/h com o pacote opcional M Driver)

• Aceleração: 0-100 km/h em 4.1 segundos

• Transmissão: M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic.

• Tração: Traseira.

• Tanque de gasolina: 52 litros.

• Consumo: Ciclo urbano: 10.0 km/l; Ciclo rodoviário: 15.2 km/l , combinado: 11.8 km/l

• Emissões de CO2: 198.2 g/km




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page