Thiago Camilo é o melhor piloto e Ipiranga Racing a melhor equipe com carros Toyota na Stock Car
- Alexandre Kacelnik
- 29 de set.
- 3 min de leitura
Por Alexanre Kacelnik - Fotos Hyset

A 7ª das 12 etapas da temporada 2025, disputada no último fim de semana no autódromo Velocitta, encravado em uma fazenda em Mogi Guaçu (SP), foi marcada pelas falhas eletrônicas em muitos dos novos carros da Stock Car, incluídos os dois da Ipiranga Racing. Diante desses problemas - que são de responsabilidade do fornecedor, e não das equipes -, Thiago Camilo mostrou uma enorme resiliência. Subiu ao pódio pela 90ª vez na Stock Car com um 3º lugar na corrida de sábado, salvou um 9º lugar, chegando ao box rebocado na corrida de domingo, e saltou do 9º para o 4º lugar no campeonato. Com esses resultados, Camilo é o melhor representante da Toyota na temporada 2025, e a Ipiranga Racing se mantém em 2º entre as equipes, sendo a melhor equipe Toyota.

Cesar Ramos começou o fim de semana bem. Classificou o Toyota número 30 em 4º, e pela regra do grid invertido das 12 primeiras posições, largou em 9º na corrida de sábado. Depois de se livrar de dois acidentes que aconteceram na sua frente na primeira volta, caiu para 13º, poupou o acionamento do botão de ultrapassagem para a corrida de domingo e conseguiu chegar em 12º. No domingo, se beneficiou da quebra do 2º no grid, Julio Campos, antes da largada, para assumir um ótimo terceiro lugar, que manteve a muito custo até o carro apagar completamente, no último terço da corrida. O carro apresentou falhas eletrônicas, oscilação na abertura da borboleta, desde o início da corrida.

Com Thiago Camilo não foi muito diferente. O carro também apresentou falhas eletrônicas, tinha falta de velocidade nas retas, no sábado, que o levaram ao 10º lugar na classificação, mas não apagava. Se manteve em 3º a corrida toda e subiu ao pódio. No domingo o piloto teve que reiniciar o Toyota número 21 três vezes durante a corrida. Largou em 10º, estava em 7º quando acabou a janela de pit stops, caiu para 11º num desses apagões, e recebeu a bandeira quadriculada em 9º. Logo depois a carro apagou definitivamente, e chegou rebocado ao box da Ipiranga Racing.
“Nosso carro é muito equilibrado, muito bom de chão, de curvas, e isso mostra o quão bom é o trabalho da equipe. O resto foge ao nosso controle”, disse o piloto. “Quanto ao 90º pódio, eu não tinha pensado nesse número, só sei dessas coisas depois que elas acontecem, mas esse terceiro lugar reflete um pouco o que vem sendo minha carreira em todos esses anos. É uma categoria ultracompetitiva, que exige muita constância e que você seja cerebral algumas vezes abra mão de tentar vencer para pensar no todo”.
Gianluca Petecof venceu a corrida de sábado e Guilherme Salas a de domingo. A Stock Car volta a correr no Velocitta no próximo fim de semana.
Campeonato de Pilotos
1 – Felipe Fraga – Eurofarma (Mitsubishi) - 465 pontos
2 – Gaetano Di Mauro – Eurofarma (Mitsubishi) – 452 pontos
3 – Enzo Elias - Scuderia Bandeiras (Chevrolet) – 388 pontos
4 – Thiago Camilo – Ipiranga Racing (Toyota) – 370 pontos
5 – Guilherme Salas – Valda Cavaleiro (Chevrolet) - 369 pontos
6 – Cesar Ramos – Ipiranga Racing (Toyota) – 342 pontos
Campeonato de Equipes
1 – Eurofarma (Mitsubishi) - 1128 pontos
2 – Ipiranga Racing (Toyota) - 779 pontos

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