Tudo azul com o Renault Kardian Iconic 2026?
- Henrique Koifman
- há 4 dias
- 5 min de leitura
Por Henrique Koifman – texto e fotos

Recentemente, fiz um test-drive de uma semana com o Renault Kardian Iconic azul que garbosamente enfeita este post. Lançado há quase exatos dois anos, para o ano/modelo 2026, o SUV compacto recebeu alguns retoques interessantes, que pouco ou nada mudam sua (boa) essência, mas, quem sabe, aumentam seus argumentos de venda num segmento pra lá de competitivo, no qual ele tem como rivais carrinhos bacanas, como o Fiat Pulse, o VW Tera e o futuro Chevrolet Sonic.

Você deve ter notado o destaque que dei, ali no título e na abertura deste post, à cor azul desse Kardian – Azul Iron, para ser mais preciso. Sim, ela é uma das novidades para 2026 e me agradou bastante, rompendo com a monotonia dos cinzas, pretos e brancos que dominam nossas ruas. Vale informar que esse belo azul representa um custo extra de R$ 1.900.

Cores vivas costumam até aparecer nos carros em suas séries de lançamento, mas, nos anos seguintes, essas cores mais vivas geralmente desaparecem do catálogo e a “cinzisse” passa a dominar. Mas isso é assunto para outro dia. No caso do Kardian, a versão especial de lançamento – Premiere Edition – tinha como opção um laranja metálico muito bacana – infelizmente, não mais disponível no configurador do site da Renault.
Aliás, recomendo a leitura do meu post aqui na Rebimboca, com o test-drive daquele carro, quase igual a esse azulzinho, neste link aqui: https://www.rebimboca.com.br/single-post/que-tal-o-renault-kardian. Ali falo com mais detalhes sobre o carro, seu espaço, usabilidade, desempenho etc.

As novidades do Kardian Iconic para 2026
Voltando ao Kardian Iconic 2026, externamente, ele não traz nenhuma novidade em relação ao modelo 2025, afinal é um modelo ainda bem recente. Por dentro, essa versão – que passou a ser a topo de linha, com o fim da mencionada Premiere Edition, de produção limitada – agora vem com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e ganhou uma tela de alta resolução, na mesma medida, para a central de multimídia.

Além da ótima imagem, essa central recebeu uma senhora atualização em seus hardware e sistema operacional. Ficou bem mais rápida e com uma operação bem parecida com a dos smartfones, que quase todo mundo hoje domina, e pode receber atualizações “pelo ar”, diretamente “da nuvem”. Isso para os que comprarem o pacote de conectividade – que inclui incluindo serviços conectados, atualização FOTA (Firmware Over-The-Air) e manutenção conectada, que custa R$ 3.600¹ extras.
A conexão com sistemas Apple e Android é sem fio e, algumas das funções da multimídia são espelhadas também no painel de instrumentos, numa boa (mas não exagerada, a ponto de ficar complicada) quantidade de opções e recursos.

Já em termos de aparência, a novidade é a forração em couro sintético marrom para os bancos e partes das forrações. Bancos, aliás, acima da média em conforto e apoio – pelo menos para meu magro e longilíneo biotipo. No geral, a ergonomia é muito boa, também, tudo que é importante fica ao alcance fácil (e aos olhos) do motorista.
E fechando a lista das atualizações, a câmera que integra o sistema que gerencia recursos como o reconhecimento de pedestres e ciclistas e a frenagem autônoma de emergência subiu do para-choques para o para-brisas, e agora tem longo alcance. Com isso, além de esses itens de segurança terem sido aprimorados, o piloto automático adaptativo agora começa a funcionar (quando acionado, claro) a partir dos 20 km/h (antes, só entrava aos 30 km/h).
O pacote de assistência autônoma ao motorista, aliás, é um dos destaques desse Kardian Iconic, e inclui também uma sempre útil câmera com visão 360º – além de alertas de ponto cego e de colisão. Se nada disso der certo, o Kardian conta com seis air-bags.

Motor, câmbio e desempenho do Renault Kardian Iconic
Toda a linha Kardian tem motor turbo flex de três cilindros, que rende 125 cv de potência e até 22,4 kgfm. Em quase todas as suas versões, ele vem equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas – e esse conjunto é, pra mim, seu ponto mais alto, porque faz dele um carro tão bacana de se guiar,
provavelmente o mais prazeroso de sua categoria*.

Você toca o acelerador e ele avança animado (e sem muito ruído), com ótimo torque em baixa rotação e troca de marchas rapidíssima. Se deseja um comportamento mais arisco, é só pisar mais fundo, que ele ganha velocidade depressa, subindo as marchas quase que como numa motocicleta esportiva.

Em números, nem é lá muito impressionante – de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, mas a sensação de dirigir é no mínimo diferente do que a gente costuma encontrar em carros com câmbio automático do tipo CVT ou tradicional. E ainda por cima é econômico. Rodando na cidade, minha média ficou perto de 12 km por litro de gasolina.

No mais, tem bom acerto de suspensão, que dá a ele uma boa estabilidade para um carro “altinho”, sem para isso sacrificar o conforto a bordo. O espaço interno é ok para o segmento e os 358 litros de capacidade do porta-malas, se não são os mais impressionantes, dão conta do esperado. Mas, como mencionei mais acima, falo disso com mais detalhes na matéria anterior.
Aliás, neste outro post - https://www.rebimboca.com.br/single-post/muito-al%C3%A9m-da-rima-que-tal-o-renault-kardian-evolution-manual – você pode conferir também meu test-drive com a versão manual de seis marchas, a Evolution MT (R$ 113.700¹).

Essa versão Iconic custa a partir de R$ 150 mil¹ e, com o tal pacote de conectividade e a cor azul Iron, como o deste post, chega aos exatos R$ 155.480. É competitivo em relação aos principais rivais, VW Tera e Fiat Pulse? Lembrando que, com o mesmo pacote mecânico, ele está disponível por a partir de R$ 114 mil, creio que, juntando racionalidade e emoção, seja uma opção a considerar, sim.

A questão, pelo lado emocional, é que, por um pouquinho mais – R$ 159 mil¹, para ser preciso – você pode levar para a garagem um encapetado Fiat Pulse Abarth, que nem tem um ou dois recursos ADAS, vem com dois air-bags a menos, mas tem um motor 1.3 turbo Flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. E aí, para quem gosta de emoções mais fortes...
(1) – ATENÇÃO: por decisão unânime do conselho editorial da Rebimboca, arredondamos todos os valores em R$ 10 para mais, quando originalmente expressos em números terminados em 90. Esperamos, assim, facilitar o troco nas concessionárias (ponto de ironia).
(*) Só para não dizerem que não mencionei: Alguns desconfiam da confiabilidade do câmbio de dupla embreagem banhada a óleo usado pela Renault – não somente no Kardian, mas também em outros de seus modelos na Europa. Segundo a montadora, no Velho Continente, não há registros (significativos, presumo) de problemas com o sistema e, pelo menos até aqui (o carro foi lançado em 2023), tampouco recebi relatos negativos confiáveis sobre ele. Em meus testes, seu funcionamento foi perfeito e, como menciono no texto, um dos pontos altos do modelo.

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