Ford e Renault juntam porcas e parafusos (e fios) para fazer novos carros
- Henrique Koifman
- há 8 minutos
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Por Henrique Koifman

Em declaração conjunto, o Renault Group e a Ford anunciaram hoje, 12 de dezembro, o estabelecimento de uma parceria estratégica para o desenvolvimento e produção de veículos de passeio e comerciais. Os primeiros frutos dessa colaboração devem ser dois automóveis elétricos definidos como acessíveis para o mercado Europeu. Esses dois primeiros lançamentos terão como base a plataforma Ampere, da Renault.
Não custa lembrar que, nos últimos anos, a Ford havia desistido de produzir carros de passeio, não somente na Europa, mas globalmente. Até a primeira década deste século, a marca fundada pelo velho Henry possuía fábricas e linhas de produção dedicadas justamente a esses modelos na Europa, a maioria deles populares – como Focus, Fiesta e Ka. Este último, inclusive, montado também na unidade da marca norte-americana na Bahia, que teve suas atividades encerradas em 2021 – e que hoje é utilizada pela chinesa BYD, que não parece ter queixas de nosso mercado.

A única exceção feita pela Ford, pelo menos até aqui, foi o icônico esportivo Mustang (acima) – se é que podemos classificá-lo como carro de passeio. Todos os demais modelos produzidos pela marca atualmente são ou SUVs, ou picapes. Pelo jeito, ao menos na Europa – onde o “último moicano americano”, o Focus, deixou de ser produzido no mês passado (mas deve voltar, adivinhe, como um SUV elétrico em 2027…) –, essa estratégia global parece ter mudado radicalmente agora.

Em grande parte porque, diferentemente do que ocorre no mercado dos Estados Unidos, no Velho Continente, a venda de veículos elétricos tem crescido consideravelmente e as marcas ocidentais que vinham mostrando falta de empenho em lançar novos produtos assistem ao crescimento das vendas dos eletrificados vindos do Oriente sem ter carros que possam concorrer diretamente com eles. Algo, aliás, que fica meio explícito no texto do release de apresentação:
“O Renault Group e a Ford anunciaram uma parceria estratégica histórica para ampliar a gama de veículos elétricos da Ford destinada aos clientes europeus, reforçando consideravelmente a competitividade das duas empresas em um cenário automotivo europeu em rápida transformação.”

Vale mencionar que, pelo lado da Renault, o investimento em veículos de passeio elétricos tem sido considerável e a marca oferece opções bem interessantes em seu cardápio – aqui no Brasil, por exemplo, vendem o acessível subcompacto Kwid E-tech (de R$ 100 mil) e o ótimo crossover Megane (de R$ 280 mil, acima). Sobre este último (na foto acima), aliás, sugiro ouvir o meu comentário no Acelera BandNews – https://open.spotify.com/episode/4XS0ycQd8P8SwQ6GR6GWcZ?si=qxQlLSfIRy6CGHvXggABHQ.

Já a Ford, em seu cardápio nos EUA, oferece como puramente elétricos o Mustang Mach-E (que, por incrível que pareça, é um SUV), uma versão da picape F-150 (acima) e outra do furgão Transit, além de algumas versões híbridas de outros utilitários.
Os novos Renault e Ford que vem por aí

Segundo o comunicado, o acordo da parceria prevê inicialmente o desenvolvimento de “dois veículos elétricos distintos da marca Ford”. Esses modelos serão, como mencionado, baseados na plataforma Ampere, da marca francesa, aproveitando o bom desempenho de mercado que a Renault vem conseguindo com seus Evs. Os novos carros serão produzidos no polo ElectriCity, do Renault Group, no norte da França.
Os carros serão projetados pela Ford e desenvolvidos com a Renault e, de acordo com o pessoal do marketing, “oferecerão atributos únicos em rodagem, o autêntico DNA da marca Ford e uma experiência do usuário intuitiva”. A previsão é de que cheguem às lojas no início de 2028. E, além dos carros de passeio elétricos, Ford e Renault vão cooperar na área de desenvolvimento e produção de veículos comerciais leves (LCV), sempre com foco na Europa.

No Brasil, o parceiro da Renault é outro
Daí você poderia pensar: quem sabe os CEOs François Provost (Renault Group) e Jim Farley (Ford Motor Company) não se animam para estender a colaboração para o nosso mercado também? Sinto, mas isso é pouco provável. No Brasil, a Renault formou com a chinesa Geely a "Renault Geely do Brasil", que promete começar a produzir carros eletrificados na fábrica da francesa em São José dos Pinhais (PR) já a partir do segundo semestre de 2026. Os modelos utilizarão a plataforma GEA e, para viabilizar seu lançamento, as empresas já anunciaram investimentos de R$ 3,8 bilhões. Recursos que serão usados para eletrificar a unidade industrial paranaense, trazer novos modelos híbridos e elétricos e além de renovar a linha Renault por aqui.

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