top of page

Aston Martin vai trazer supercarro Valhalla para o Brasil

Série limitada a 999 unidades de modelo híbrido criado com base na Fórmula 1 terá mais de 1.000 cv de potência e começa a ser produzida no começo de 2024.


Por Henrique Koifman - fotos de divulgação



A Aston Martin confirmou a reserva de algumas unidades (não especificou quantas) para o mercado brasileiro de seu primeiro supercarro híbrido, o Valhalla (nas fotos), que começa a ser produzido pela marca em 2024. Ao todo, serão fabricadas apenas 999 exemplares do modelo, que, segundo a marca, combina alto luxo e tecnologia com uma sensação de dirigir muito próxima à de condução de um carro de Fórmula 1 – categoria em que a Aston mantém uma equipe.

Embora a Aston Martin não tenha divulgado a ficha técnica completa do Valhalla, sabe-se que, em conjunto, seus três motores elétricos e o V8 biturbo a combustão ultrapassarão os 1.000 cv de potência, com tração nas quatro rodas. Em seu desenvolvimento, o time envolvido incluiu técnicos que também trabalham nos carros da equipe da marca nas pistas da principal categoria do automobilismo – atualmente pilotados por Fernando Alonso e Lance Stroll.


E é da F1 que vêm uma série de características e recursos do Aston Martin Valhalla, como a construção do monocoque (estrutura central) em fibra de carbono, a posição de dirigir e elementos aerodinâmicos e sistemas eletrônicos de gerenciamento de diversas funções, com um nível de atuação “ultrafino”, em termos de precisão – especialmente em velocidades mais elevadas.



Em certos aspectos, o Valhalla até ultrapassa os F1, já que não precisa cumprir as rígidas regras e limitações da categoria. A 240 km/h, por exemplo, seu complexo sistema aerodinâmico ativo é capaz de gerar mais de 600 kg de pressão vertical na traseira do carro – mais do que é permitido, hoje, nas pistas.





Em seu material de divulgação, a Aston Martin promete que, em condições adequadas – como track days em autódromos – privilegiado condutor do Valhalla terá a dinâmica e sensações muito próximas das que teria ao volante de um Fórmula 1, só que com muito mais conforto, é claro. Resta saber a que preço – outra informação que, infelizmente, ainda não foi divulgada pela marca.



Mas, se o valor oficial do Aston Martin Valhalla ainda não é conhecido, estima-se que, na Europa, o modelo vá custar o equivalente a 800 mil dólares – ou pouco mais de R$ 4 milhões. Some a isso o frete, a margem maior do revendedor aqui no Brasil etc. e chegaremos a uns R$ 5 milhões, o meu “chute” para o quanto você já pode começar a economizar para ter um deles.







Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page