Hugo Cibien faz história em Cascavel
- Alexandre Kacelnik
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Piloto capixaba vence a primeira corrida noturna da Copa Truck
Por Alexandre Kacelnik - Fotos de Vanderley Soares/Divulgação

A primeira vitória de Hugo Cibien na Copa Truck não poderia ter acontecido em melhor cenário: a inédita corrida noturna que abriu, no último sábado (dia 12), a quinta das nove etapas da temporada 2025. O esforço dos organizadores para fazer uma corrida diferente e emocionante foi amplamente recompensado. Além de a iluminação da veloz pista paranaense ter proporcionado condições para uma corrida segura, Cibien venceu de ponta a ponta na categoria Elite, mas não teve um segundo de sossego nos 22 minutos da prova. Cruzou a linha de chegada 0,329s à frente de Rafa Lopes, que recebeu a bandeirada praticamente lado a lado (apenas 0,052s de vantagem) com Arthur Scherer. Foi a primeira vitória de um piloto capixaba na categoria top do automobilismo brasileiro e principal categoria de caminhões do planeta.

“Uma noite muito emocionante, principalmente porque o caminhão teve uma quebra na etapa anterior, em Tarumã, e foi remontado. Não houve tempo de testar, e fomos direto para os treinos em Cascavel. Nosso ritmo estava sempre entre os cinco primeiros, mas sem chance de disputar a pole position, e com um aquecimento acima do normal, então optamos por poupar o caminhão no top qualifying (última sessão de classificação, que reúne os oito mais velozes) e largamos em primeiro na corrida noturna, de grid invertido. Eu me sinto muito bem pilotando à noite, e meu caminhão particularmente ficou com uma aderência muito boa nessa condição. Larguei bem, e na segunda volta já cheguei no caminhão da Debora Rodrigues, que era última da categoria Pro (os caminhões da Pro e da Elite largam em um blocos separado, cada bloco atrás de um safety truck). Ela trancou um pouco, e aí chegou todo mundo da Elite, principalmente o Scherer, para me pressionar. O Scherer ficou em cima de mim a corrida praticamente toda, era mais rápido que eu em alguns pontos, e tive que administrar as tentativas de ultrapassagem desde o início, sem margem para o menor erro. Foi muito intenso, e por isso mais gostoso ainda”, disse o piloto que corre com patrocínio de Extrabom Supermercados, Engesolda e Placas do Brasil através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), além de Grupo Vannucci, IABV e Chipi Implementos.
Na corrida de domingo, largando em oitavo, Cibien teve que frear forte para evitar um acidente na largada, travou as rodas e caiu para 18º, 40º entre todos os caminhões que estavam na pista. Veio escalando o pelotão, e mesmo com disputas muito acirradas, como quando foi espremido no muro na reta principal por Daniel Kelemen, que acabou advertido, conseguiu ver a bandeira quadriculada na quinta posição. Uma punição de dez segundos por um incidente com Diogo Moscato fez Cibien cair de quinto para sexto na Elite, o que não tirou o brilho do histórico fim de semana do capixaba na Copa Truck.


.jpg)































Comentários