top of page

O 205 quarentão


Um dos modelos compactos mais populares e marcantes da Peugeot está completando hoje 40 anos de lançamento. Foi justamente em 24 de fevereiro de 1983 que a marca francesa lançou o pequeno e quadradinho 205, com desenho interessante e que seria produzido por 15 anos, até ser substituído pelo arredondado 206. Nessa trajetória, o carro contou com uma infinidade de versões, com diferentes motores – de 45 a 200 cv de potência e – níveis de acabamento, tendo feito sucesso também nas pistas. Entre esses todos, estava um dos melhores “pocket-rockets”, foguetinhos de bolso, de todos os tempos, o arisco GTI (acima), e ainda uma opção turbinada endiabrada.


Cheguei a dirigir duas versões do carrinho, ainda nos anos 1990, quando ele passou a ser importado oficialmente para o Brasil, inicialmente da matriz francesa e depois, se não me engano, do vizinho Uruguai, onde foi montado também. A primeira delas era equipada com motor 1.4, era bem equilibrada e divertida. A segunda, com um 1.0 bem menos empolgado, mas muito econômico. Ambos eram carrinhos robustos, mas hoje, é difícil encontrar algum deles ainda rodando por aí.


Reproduzo abaixo a cronologia que a Peugeot montou para comemorar a data:


  • 24 de fevereiro de 1983: Lançamento da versão de 5 portas do Peugeot 205

  • 1984: lançamento do Peugeot 205 de 3 portas e do Peugeot 205 GTI 1.6 105bhp, comercialização do Peugeot 205 Turbo 16, primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis (Finlândia)

  • 1985: o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Timo Salonen), o milionésimo Peugeot 205 sai da fábrica de Mulhouse

  • 1986: lançamento do Peugeot 205 Cabriolet, do GTI 115 e 130bhp, o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Juha Kankkunen)

  • 1987: o Peugeot 205 recebe um novo painel, o Peugeot 205 Turbo 16 vence o Paris-Dakar

  • 1988: lançamento do Peugeot 205 Rallye, segunda vitória do Peugeot 205 Turbo 16 no Paris-Dakar

  • 1989: lançamento do Peugeot 205 Roland Garros

  • 1990: ligeira reestilização (indicadores e luzes traseiras), lançamento do Peugeot 205 Diesel Turbo (78bcv)

  • 1993: Fim da produção do Peugeot 205 GTI

  • 1995: Fim da produção do Peugeot 205 Cabriolet

  • 1998: o Peugeot 205 é substituído pelo Peugeot 206



Na França, o Museu de L’Aventure Peugeot, em Sochaux, está com uma exposição com arquivos de fotografias e vídeos e 12 exemplares de diferentes versões do 205.



E quem for colecionador de miniaturas pode também encomendar uma do carrinho, em escala 1/18 e 1/43, na loja online: https://boutique.Peugeot.fr/miniatures.html.



ความคิดเห็น


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page