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Thiago Camilo vai do 16º ao 5º lugar e é o único Toyota no Top 10 em Cascavel

  • Alexandre Kacelnik
  • 17 de set.
  • 3 min de leitura
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Por Alexandre Kacelnik - fotos de Carsten Horst - Hyset


Depois de largar em 16º, Thiago Camilo foi o 5º colocado na corrida principal da 6ª etapa da temporada 2025 da Stock Car, disputada no Dia da Independência, domingo, 7 de setembro, em Cascavel (PR).

O Corolla Cross número 21 da Ipiranga Racing foi o único Toyota no top 10 da corrida principal. Sábado, Thiago Camilo, que tem três de suas 41 vitórias na Stock Car em Cascavel, chegou em 22º lugar na corrida Sprint. O carro teve o motor trocado, o que explica em parte a escalada no domingo.


“A partir dessa troca de motor e de alguns ajustes que fizemos no warm up de hoje de manhã, nosso carro tinha um ritmo de corrida muito bom. Ainda faltou um pouco de velocidade de reta, mas se eu tivesse largado mais para a frente certamente brigaria pelo pódio”, disse Camilo.


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Cesar Ramos largou em 15º e estava em 13º quando se abriu a janela de pit stops. Trocou os dois pneus direitos e muito provavelmente terminaria no top 10, mas levou um toque em uma disputa com Lucas Foresti já na metade final da corrida, começou a sentir uma vibração forte no carro e teve a roda quebrada, saindo da pista e abandonando a corrida. Ainda assim, Cesar Ramos, que vinha de pole position e vitória em Curvelo, está em sexto lugar e é melhor piloto da Toyota no campeonato. Camilo está em 9º lugar. Felipe Fraga, com o Mitsubishi da Eurofarma RC, lidera.


O acidente com Cesar Ramos acabou beneficiando, entre outros pilotos, Thiago Camilo, que estava no pit stop quando o carro de segurança foi acionado, e ganhou quatro posições.

Neblina e chuva


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A etapa foi bastante prejudicada pela chuva e principalmente pela neblina, que baixou sobre o autódromo de Cascavel encurtou a programação de treinos livres da sexta-feira que abriu a sexta de doze etapas da temporada 2025. A falta de visibilidade fez com que entre 10 da manhã e 15h30min ninguém pudesse entrar na pista. Quando a pista foi liberada, começou a chover, e o único treino livre dos dois programados foi realizado com todos usando pneus de chuva.


No sábado, a neblina impediu a realização do treino livre adiado da sexta. Os carros foram para a pista na sessão de classificação, já sob sol e com boa visibilidade, usando pela primeira vez os pneus slick (para pista seca). Além de os Toyota não terem rendido bem na classificação - nenhum carro da marca japonesa ficou entre os oito que disputaram a pole position no Q3 -, a Ipiranga Racing não encontrou o acerto ideal para os Toyota números 21 e 30 de Thiago Camilo e Cesar Ramos.



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Ramos e Camilo classificaram em 15º e 16º com diferença de um milésimo de segundo (1min02s199 e 1min02s200), e muito perto dos carros que fizeram 12º e 11º, e pela regra do grid invertido das 12 primeiras posições fizeram a primeira fila da Sprint Race: Arthur Gama, 12º, fez 1min02s117, e Julio Campos, 11º, marcou 1min02s115. E essa primeira fila se repetiu no pódio da corrida de sábado, com Arthur Gama em 1º e Julio Campos em 2º. João Paulo de Oliveira fechou o pódio 100% da Toyota.


As duas próximas etapas acontecem no Velocittá (SP), a pista de menor média de velocidade do calendário, e onde os carros da Toyota devem ser mais competitivos.





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