Fiat 147 branco sobe escada
Em outubro de 1976, como parte da campanha de lançamento do (então) novo Fiat 147 no Brasil, a marca italiana promoveu alguns, digamos, desafios extraordinários, para provar as qualidades do carrinho. Um deles, foi cruzar os cerca de 14 km da Ponte Rio-Niterói gastando menos de 1 litro de gasolina (abaixo), destacando a economia do motor de 1.050 cc de quatro cilindros do modelinho.
Outro, mais impressionante ainda, foi subir – e descer – com ele a escadaria da famosa Igreja da Penha, sob o olhar espantado de uma pequena multidão. (abaixo).
Quem me lembrou dessas proezas foi o grande Luiz Carlos Secco, um veterano jornalista automotivo que é, também, a memória viva de tudo o que se relaciona a carro no Brasil nos últimos 60 anos (seu tempo de atuação até aqui). Ele é, também, o apresentador do ótimo podcast ‘Muito Além de Rodas e Motores, no qual costuma relembrar, como quem conta uma história, episódios marcantes desse segmento, muitos deles em que ele próprio foi um dos personagens.
Você pode ouvir os podcasts dele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z5Ipy6J6ETM .
Voltando à Igreja Penha – oficialmente chamada de Santuário Basílica da Penha e um dos pontos mais conhecidos da cidade, localizado na Zona Norte do Rio: para que o 147 pudesse começar a subir os 382 degraus da escadaria esculpida na rocha, foi necessário improvisar uma pequena rampa de madeira em seu início – por causa do ângulo de entrada. Mas, uma vez transpostos os primeiros degraus, o pequeno Fiat seguiu célere morro acima, manobrando no pátio da igreja e retornando em seguida, pelo mesmo caminho.
No podcast, Luiz Carlos dá mais detalhes sobre a igreja, com as circunstâncias e datas em que foi construída – assim como, anos mais tarde, sua escadaria.
Sobre o carro usado no comercial, até onde se sabe, era um modelo comum, sem maiores preparações – que, sinceramente, nem creio que fossem necessárias, pois a coisa toda envolveu mais ineditismo e ousadia que alguma dificuldade técnica ou mecânica. Um tremendo – e divertido – show de marketing.
Comments