Thiago Camilo é o primeiro vencedor da Stock Car em Belo Horizonte
Piloto da Ipiranga Racing tem sua 40ª vitória na categoria na Sprint Race de sábado. No domingo, melhor resultado da equipe foi de Cesar Ramos, que chegou em 5º.
Por Alexandre Kacelnik - fotos de Carsten Horst/Hyset
O palco da 40ª vitória de Thiago Camilo na Stock Car – que fez ele se isolar ainda mais como maior vencedor em atividade e se igualar a Paulo Gomes como segundo maior vencedor da principal categoria do automobilismo nacional – não poderia ser melhor: a primeira corrida de rua realizada em Belo Horizonte, que levou dezenas de milhares de fãs à esplanada do Mineirão.
O sábado começou de forma dramática para Thiago Camilo: o piloto da Ipiranga estava fazendo uma volta de classificação excelente, marcou o melhor segundo setor, e no terceiro e último setor o carro de Lucas Foresti ficou atravessado na sua frente, obrigando-o a frear forte e perder sete décimos de segundo em relação ao setor do pole position, Daniel Serra. Com um 12º lugar que só foi confirmado na última volta de Felipe Massa, no finzinho da classificação, Camilo largou na frente na Sprint Race, que começaria cerca de duas horas depois.
Na corrida, Camilo largou na frente de Enzo Elias, com quem dividiu a primeira fila, e só foi ameaçado no pit stop. O piloto da Ipiranga entrou uma volta antes, trocou o pneu traseiro direito, como todos fizeram, e saiu quase emparelhado com Elias quando esse saiu do pit, mas vinha com mais ação e pneus mais aquecidos e na volta seguinte já tinha 1,6 segundo de vantagem para o adversário, vantagem essa que só aumentou até a bandeirada final.
“Pode dar a impressão que a corrida foi tranquila pela vantagem que eu construí, mas numa prova de rua, onde qualquer erro é muro, e te faz perder não uma posição, mas corrida toda, a pressão mental é enorme, não dá pra relaxar com a vantagem”.
“Eu fui criado vendo corridas da Stock Car em Interlagos, meu pai e meu tio eram, pilotos, e a criança Thiago Camilo não poderia nem sonhar em se igualar ao ídolo Paulo Gomes, essa marca para mim é muito significativa”.
Com a vitória em Belo Horizonte, Thiago Camilo se tornou o único piloto com vitórias nas três praças que receberam corridas de rua: Salvador, Ribeirão Preto e BH.
Cesar Ramos chega em 5º em Belo Horizonte
Já na corrida de domingo, que teve praticamente metade de seu tempo sob bandeira amarela e vermelha, a Ipiranga Racing viu seus pilotos Cesar Ramos e Thiago Camilo terem sorte diferente: Cesinha largou em 9º, e mesmo sem ter um carro muito competitivo, cruzou a linha de chegada em um bom 5º lugar. E Thiago Camilo, que venceu a Sprint Race no sábado e tinha um carro para ganhar as posições possíveis em um circuito de rua, de difíceis ultrapassagens, foi o 17º. Camilo acabou prejudicado por ainda não ter feito o pit stop quando veio uma longa bandeira amarela, que acabou se convertendo em vermelha, e foi para o fim do pelotão, junto com Rubens Barrichello.
Largando respectivamente em 9º e 12º, Ramos e Camilo ganharam uma posição cada na largada, e estavam nessas posições – 8º e 11º - quando se abriu a janela de pit stops.
“Hoje o carro não estava muito competitivo para eu ganhar posições, então eu fiz uma corrida se sobrevivência, me defendi muito mais que ataquei, e dentro dessas circunstâncias, largar em 9º e chegar em 5º foi muito bom. O fim de semana poderia ter sido melhor seu eu classificasse um pouco mais para a frente, tinha carro para isso, mas cometi um pequeno erro. Na corrida de sábado, meu carro, além de ter um curto no fio do safety light, teve problemas de superaquecimento. Estamos trabalhando para resolver essa questão”, disse Cesar Ramos.
Thiago Camilo ressaltou que nesta sétima etapa, que abriu a segunda metade da temporada 2024, ficou nítido que a Ipiranga Racing teve uma melhora de performance. “Tive um carro muito bom na classificação, só não briguei pela pole position porque um carro ficou atravessado na pista na minha volta rápida e não deram bandeira vermelha. Na corrida de sábado, larguei na frente e consegui me manter bem. E hoje o carro também estava competitivo. Claro que numa pista como essa é difícil ganhar muitas posições, mas creio que se eu estivesse no grupo que fez o pit stop antes da bandeira amarela, certamente ficaria no top 10. O mais importante é que aparentemente encontramos bom caminho para o resto da temporada”.
“Demos alguns passinhos na evolução dos carros nessa etapa. Estamos trabalhando muito para dar passos maiores até o fim da temporada”, ratificou o chefe da equipe Ipiranga Racing, Andreas Mattheis.
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