Feliz aniversário, Dona Kombi
Modelo VW produzido ininterruptamente por mais tempo no Brasil tem seu Dia Nacional em 2 de setembro e continua sendo a figurinha mais fácil – de se reconhecer – em nossas ruas
Por Henrique Koifman
Dia 2 de setembro é o Dia Nacional da Kombi. A data foi escolhida porque, neste dia, em 1957, a o primeiro exemplar desse “pãozinho de forma” utilitário feito aqui no Brasil saiu da linha de montagem da VW (que sequer havia sido oficialmente inaugurada ainda), em São Bernardo do Campo, SP. Ou seja, Hoje é também o aniversário de 67 anos dessa senhora – que só deixaria de ser produzida em nosso país em 2013 (veja a edição final comemorativa na foto abaixo).
No Brasil, a gente pode dizer que a Kombi é a irmã mais velha do Fusca – que só começaria a ser fabricado na mesma fábrica cerca de dois anos depois. E, a despeito de ter recebido centenas de alterações e atualizações, ao longo de seus 56 anos de produção ininterrupta, aqui em nosso país, sua plataforma permaneceu a maior parte do tempo bastante fiel à original e, ainda hoje, ela é provavelmente o veículo mais reconhecível para todos os brasileiros, de todas as idades – mesmo quem não se interessa por carros quase certamente sabe identificar e nomear uma Kombi.
Me lembrei disso tudo quando, hoje cedo, passei por essa branquinha aí das fotos, perto de casa. Com jeitinho cansado, mas íntegro, ela me chamou a atenção pela, hum, personalização de seu sistema de segurança passiva, no que se refere à tranca das portas traseiras. Pra mim, esse tipo de recurso tem tudo a ver com um carro que tem entre suas principais características a robustez, a praticidade, a infinidade de possibilidades de uso e, principalmente, a simplicidade. Sem frescuras.
Parabéns, Dona Kombi.
Comments