top of page

O Dia do Automóvel

  • Henrique Koifman
  • 12 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura


ree

Amanhã, dia 13 de maio, é comemorado aqui no Brasil o Dia do Automóvel. Criada por decreto – o de nº 24.224 – pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1934, a data festiva (uma efeméride) supostamente se referiria, também, às estradas de rodagem. Isso porque pouco antes, num outro 13 de maio, em 1926, fora inaugurada a primeira rodovia pavimentada do Brasil, ligando o Rio a Petrópolis. Estabelecer uma data em louvor a carros e estradas certamente teve como propósito festejar e estimular o progresso, naquele sentido mais positivista da palavra e que dava o tom à política e, porque não, às utopias daqueles tempos.



ree

No início dos anos 1930, os carros ainda eram raros em nosso país, especialmente fora dos grandes centros urbanos. E viajar com eles por longas distâncias devia ter, guardadas as “devidas desproporções”, certas semelhanças do que é fazer isso, hoje, com um modelo do tipo EV, puramente elétrico, saindo por aí sem ter certeza de onde – e, mesmo se – encontrará um ponto de recarga para suas baterias.



ree

É, acho que estou exagerando um pouco. Afinal, se um carro elétrico fica sem “combustível” pelo caminho, hoje, dá para ligar para o reboque e ser resgatado, a despeito do aborrecimento. Ou, no mínimo, para pedir ajuda a outros motoristas, que passam aos montes por quase todas as estradas. Fora isso, é muito improvável que um modelo desse tipo tenha alguma pane ou defeito que impossibilite totalmente seu uso – a não ser, claro, pela já mencionada falta de energia. Naqueles tempos, se o automóvel pifasse seriamente – algo bem mais comum do que hoje – a encrenca seria muito maior e mais difícil de contornar.



ree

Associar os veículos ao progresso continuou sendo bem comum ao longo de praticamente todo o século XX. Não por acaso, algumas das imagens mais famosas da implantação de Brasília como capital brasileira mostram a chegada ali, no então longínquo Planalto Central, de uma caravana de veículos vindos de diferentes partes do Brasilzão, um deles tendo o sorridente presidente Juscelino como passageiro. Presidente esse que, também não por acaso, foi um dos maiores entusiastas da indústria automobilística nacional – deixando outros meios de transporte, como ferrovias e navegação de cabotagem em um (hoje polêmico) segundo plano.



ree

Segundo um levantamento publicado no ano passado pelo IBGE, <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/22/28120> circulam atualmente pelos caminhos do Brasil mais de 115 milhões de veículos registrados, dos quais quase 60,5 milhões são automóveis e 25,7 milhões são motocicletas. E, hoje, a despeito de crises econômicas e períodos de insegurança política, estamos vivendo o início de uma importante transição em relação a essas máquinas todas.

Aos poucos – e isso não tem volta –, vamos saindo do domínio absoluto dos motores a explosão movidos por derivados de petróleo para a combinação deles com outros, elétricos, e também para combustíveis alternativos e mais sustentáveis, como o álcool, a gasolina sintética e o hidrogênio.


ree

É bem verdade que tudo isso já começa a despertar alguma nostalgia. Eu sou daqueles que já sentem saudades do som e do comportamento dos carros empurrados por grandes motores V8, beberrões e ambientalmente insustentáveis. Por outro lado, essa transição traz com ela um pouco daquele espírito lá do começo dos automóveis e do que, de certa forma, deu o mote para que se criasse o seu dia aqui no Brasil.



ree

As perspectivas de termos carros muito mais eficientes, sustentáveis, seguros e econômicos, têm, pelo menos para mim, um gostinho bom de utopia – algo que, em outros campos, anda até fora de moda nesses nossos corridos e concorridos dias.



Como presente comemorativo, vai aí uma Kombi - ícone "viajandão" dos automóveis, para quem quiser (e puder) montar com uma criança - que pode perfeitamente ser ele ou ela mesmo.

Feliz Dia do Carro (e boas utopias) para todos.


ree




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page