Verde que te quero rápido: a cor de corrida dos britânicos
- Henrique Koifman
- 26 de set.
- 2 min de leitura
Por Henrique Koifman – fotos de divulgação e internet

Para os britânicos, o verde-garrafa é a cor da velocidade. E isso teve origem em 1903, quando foi organizada a Copa Gordon Bennet, uma competição de baratinhas a motor. Pelo que se conta, eles haviam sido autorizados pelo governo a promover a corrida, mas obrigados a respeitarem as leis locais de trânsito daqueles tempos – que incluíam uma velocidade máxima digna de cágado e a obrigação de que um sujeito com uma bandeirona nas mãos e um apito na boca viesse antes dos carros, para avisar os pedestres. Para contornar esse pequeno problema, mudaram a competição para as estradas da Irlanda, onde não tinha nada disso e os carros podiam levantar a poeira que quisessem. E, para homenagear os locais, os carros foram pintados de verde, sua cor nacional. Virou tradição e símbolo dos pilotos súditos da Coroa, se transformando também na “cor oficial de corrida” inglesa*.

Falo sobre isso porque uma de suas marcas mais célebres, a Mini me passou algumas belas fotos (acima e abaixo) de modelos atuais (sob controle da BMW) e antigos, trajados no BRG, sigla para British Racing Green, o tal verdinho de corrida. O release informa que esse tom esteve presente em muitas das conquistas de seus modelos nas pistas ao longo dos tempos, pelas competições do mundo afora e, claro, também nunca deixou o catálogo comercial do modelo.

E que, em 2019, foi também essa cor a escolhida para o lançamento de uma edição especial comemorativa dos 60 anos de lançamento do carro. E, verde que te quero verde, que ela segue como uma das preferidas pelos compradores, não somente dos automóveis, mas também de todos os outros produtos relacionados a ele.

Mas que verde é esse? Segundo pesquisei, o BRG tem um tom semelhante ao “Verde Brunswick” (hum, nome de fabricante de mesas de sinuca, faz sentido…), Verde Caçador (lembrei dos chapeuzinhos do Robin Hood e do Peter Pan), Verde Floresta ou Verde Musgo. Então tá.

Galeria verdemotiva - ou seria uma horta de carros?
Aproveitei o verde jogado por esse gancho para postar aqui, também, outros tantos carros ingleses, esportivos e de corrida, no mesmo tom. A depender de sua idade (e/ou “nerdice”, leitor, você vai se lembrar de mais ou menos modelos.
(*) Para saber quais são as cores atribuídas aos carros de corridas dos principais países competidores e conhecer um pouco dessa história, sugiro este ótimo verbete da Wikipédia: https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/List_of_international_auto_racing_colours?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc














.jpg)































Comentários