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Vestido para encantar: um test-drive com o VW Nivus Highline Outfit

  • Henrique Koifman
  • 18 de abr.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 22 de abr.

Texto e fotos de Henrique Koifman




No final de março, passei uma semana com a opção (por enquanto*) topo de linha do Volkswagen Nivus, a Highline Outfit 2025. Vale explicar logo que esse “Outfit”, que vem até escrito na carroceria, é na verdade um pacote opcional que pode ser adquirido com a versão Highline. E, no caso deste belíssimo exemplar que você vê nas fotos, complementado ainda com outro pacote opcional, o ADAS, com diversos itens de assistência autônoma ao motorista. Tudo isso, porém, tem um custo – e ele não é pequeno. Trato disso logo ali adiante.



Para o ano-modelo 2025, o Nivus ganhou um bom retoque estético, com frente e lanternas traseiras no mesmo padrão dos Volkswagen alemães. E isso inclui uma faixa iluminada entre os bons faróis em LED – mas excluiu os faróis de neblina. As alterações, como costumam ser essas intervenções da VW em seus modelos ao longo da vida, são discretas, mas caíram todas muito bem.



E esse pacote Outfit complementa com elegância essa roupa nova (com trocadilho bilíngue) do Nivus com detalhes bacanas, como a combinação do Azul Turbo na carroceria com o Preto Ninja no teto, e pintura preta também em partes dos para-choques, rack de teto, capa dos retrovisores, maçanetas, logotipos e até nas rodas de liga leve de 17 polegadas, que têm acabamento diamantado. Ah, e no lugar do “Highline”, entre a porta e a roda dianteira, está escrito Outfit.


Por dentro, a grande diferença está no padrão de acabamento, que tem os bancos com revestimento “premium Outfit”, com textura diferenciada e uma tonalidade azulada, a mesma que também colore uma parte do painel – que combina diferentes texturas de plástico rígido, nas passa impressão de qualidade.




VW Nivus Highline “comum” já é bem equipado e anda bem


O pacote “de série” da versão Highline do Nivus (a partir de R$ 160.790, no site da VW em 16/04/2025) já é bem recheado e inclui alguns itens de segurança autônoma, como alerta e frenagem autônoma de emergência, sistema de reconhecimento de cansaço e de distração e até controle adaptativo de velocidade e distância – o famoso ACC, ausente em alguns de seus concorrentes diretos. Ele vem com seis air-bags, partida sem chave, por botão, sistema start-stop (para economizar combustível), um bom painel digital configurável, multimídia com boa e fácil conectividade, carregamento de celular por indução e muitas outras coisas desejáveis.


Vale lembrar que todos os atuais Nivus vem equipados com o mesmo conjunto mecânico: motor flex 200 TSi (128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque) e câmbio automático de seis marchas. Com isso, segundo a Volks, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em até 10 segundos e chegar aos 192 km/h de velocidade máxima.



É um pouquinho menos que alguns de seus concorrentes – como os do grupo Stellantis, Fiat Fastback e Peugeot 2008, que com seu motor T200 arrancam mais rápido. Mas é o suficiente para fazer com que a condução do Nivus seja bastante agradável, com boa dose de agilidade e alguma diversão. E a isso, ao prazer de dirigir, contribui bastante a precisão com que esse SUV coupé responde aos comandos de quem o dirige.


É exatamente a dirigibilidade meu ponto preferido no Nivus, um carro sempre na mão, que não faz muito estardalhaço, mesmo nas acelerações mais fortes (em modo “sport”, que mantém sua faixa de giros mais alta), com uma direção justinha e respostas animadas mas sempre previsíveis. Parece até um carro um pouco mais baixo do que é – embora não chegue (por pouco) ao mesmo nível de seu irmão hatch, o Polo**.


Estacionei o VW Nivus Highline Outfit na frente da casa que foi cenário do filme "Ainda estou aqui", na Urca, no Rio
Estacionei o VW Nivus Highline Outfit na frente da casa que foi cenário do filme "Ainda estou aqui", na Urca, no Rio

E, na vida real – ou seja, no dia a dia – esse Nivus é bastante confortável, especialmente para quem vai nos acentos da frente. Atrás, para adultos de estatura de média para cima pode ficar um pouco apertado, inclusive na altura, por conta da inclinação (“caída”) do teto, preço cobrado pelo estilo coupé da carroceria. Os mais altos como eu, ali, sofrem. O porta-malas, em compensação, é generoso e comporta até 415 litros de bagagens, que têm sua arrumação bem facilitada pela grande abertura da tampa traseira.



O que traz o pacote ADAS do VW Nivus


Independentemente do pacote Outfit, o Nivus Highline também pode ser equipado com o pacote ADAS – e esse, como mencionei, era o caso desse exemplar aí nas fotos. Ele inclui assistente ativo de mudança de faixa e de condução ativa e permanência na faixa, assistente de estacionamento ("park assist"), câmera multifuncional (tremenda ajuda para vagas pequenas), detector de ponto cego com assistente de saída de vaga e, segundo a listinha do site da VW, volante multifuncional em couro com "shift-paddles". E aí eu me confundi, pois no mesmo site, informa-se que a versão Highline “comum” vem com “volante multifunções em couro artificial, com Tiptronic” – termo que se refere à passagem manual das marchas, donde concluo que entre ambas, a diferença deve ser apenas uma questão de nomenclatura.



E então, o VW Nivus Highline Outfit vale a pena?


O Nivus é uma ótima definição para crossover, a tal mistura de estilos – no caso, o de um carro coupé com um SUV, combinando o estilo esportivo e classudo do primeiro com um pouco mais de altura total e pitadas aventureiras (fora do asfalto) do segundo. E faz isso com muita elegância e competência, em aparência, usabilidade e performance.



Ele já não é o mais barato de sua categoria, pensando em termos das versões mais bem equipadas de concorrentes. Somando os R$ 160.790 do Highline “básico”, com os R$ 2.160,00 do pacote Outfit e os R$ 4.150,00 do pacote ADAS, chegamos ao total de R$ 168.850. Quase o mesmo que você pagará hoje por um Fiat Fastback na versão Limited Edition, que custa R$ 168.990 (também no site da montadora, em 16.4.25). O Fiat também tem um bom pacote de conforto e muitos (nem todos) dos recursos ADAS do Nivus, mas vem com um motor 1.3 turbo de muito mais parrudos 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.



É claro que a escolha de um carro não fica só em números assim, especialmente quando se trata desse tipo de modelo, que não tem nos aspectos meramente racionais – ou na ponta do lápis – as suas características mais consideradas pelo comprador. Mas ainda assim, mesmo sendo para mim o carro mais equilibrado e de linhas mais harmoniosas entre seus pares, acho que esse VW Nivus Highline Outfit, ao menos na tabela postada no site da montadora, está caro.


(*) o “por enquanto” foi colocado ali no primeiro parágrafo pois, para os próximos meses, é esperado o lançamento de uma nova versão do Nivus, que virá com o motor 250 TSi, de 150 cv e que, na prática, substitui a infelizmente recentemente descontinuada versão esportiva GTS do Polo hatch.

(**) Daí eu já estar com saudades do Polo GTS, rs.


Dois "Volkswagen blue"
Dois "Volkswagen blue"
Além de bonito, o VW Nivus Highline Outfit na cor Azul Turbo é mais fácil de se encontrar no estacionamento
Além de bonito, o VW Nivus Highline Outfit na cor Azul Turbo é mais fácil de se encontrar no estacionamento

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