top of page

Novo Volvo ES90 tem 700 km de autonomia e recarga ultrarrápida

  • Henrique Koifman
  • 7 de mar.
  • 3 min de leitura

Por Henrique Koifman - fotos de divulgação



A sino-sueca Volvo apresentou esta semana, em Estocolmo, o ES90, um modelo de luxo capaz de rodar até 700 km com uma carga na bateria (no ciclo WLTP, europeu) e consegue recarregar o suficiente para andar até 300 km em apenas 10 minutos. E, como você pode ver nas fotos deste post, ele é um sedã grande – e não mais um SUV, quem diria. Na Europa, o carro deve chegar às lojas até o final deste ano e, no Brasil, em princípio, até meados de 2026.



A segurança é uma das marcas registradas da Volvo mais investe – e se destaca por isso. Daí, como seria previsível, o carro vem com um show de tecnologia nesse campo, baseado entre outras coisas em um verdadeiro exército de câmeras (7) e sensores (12), que alimentam um sistema de apoio ao motorista recheado de funções.



Segundo o release, o ES90 é capaz de identificar perigos pelo caminho com uma precisão bem maior que a dos nossos olhos humanos, agindo automaticamente no caso de um risco iminente – com frenagem autônoma, desvio de direção etc. E tem um “fiscal” de comportamento do motorista, que não só avisa com luzes e sons se identifica sinais de distração ou cansaço, como pode assumir a a direção e até parar o carro em casos extremos.



A alta tecnologia também subiu no telhado, quer dizer, no teto do sedã, que é de cristal e tem um sistema de controle de transparência, capaz de filtrar os raios solares de acordo com sua intensidade e o desejo dos ocupantes.


Três opções de motorização


Na Europa, o Volvo ES90 estará disponível com três opções de motorização. A mais fraca é a Single Motor Extended Range, que como o nome diz conta com apenas um propulsor. Ele fica na traseira, é alimentado por uma bateria de 92 kWh e gera 333 cv. Sua autonomia é de até 650 km e ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.



Acima, há a versão Twin Motor, que é capaz de rodar mais de 700 km com sua bateria de 106kWh e dois motores que somam 449 cv. E no topo da gama fica a opção Performance, que tem a mesma configuração de motores e bateria, mas chega aos parrudos 680 cv de potência, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (presumo aqui que com um tanto menos de autonomia).


Além da grande autonomia – tão grande ou até maior que a dos similares a combustão –, o novo sedã da Volvo também avança para resolver em outro dos pontos críticos dos carros elétricos hoje, o tempo de recarga. Segundo a marca, em uma estação de carregamento rápido, ele é capaz de receber energia suficiente para rodar por 300 km em apenas 10 minutos. Isso é possível graças à tecnologia de 800 volts que ele utiliza e que, dizem os engenheiros suecos, também confere ao carro maior eficiência em relação aos atuais modelos de sua linha elétrica, que usam um sistema de 400 volts.



Quem diria, o Volvo ES90 não é um SUV


Bom, é verdade que, para um sedã, ele é até altinho, com 18 cm de altura para o solo, mas com 1,55m de altura, mantém uma boa aerodinâmica e, claro, um desenho mais classudo, no estilo “dois volumes e meio”, praticamente um fastback. Seguindo nas medidas, o Volvo ES90 tem 5 m de comprimento, com generosos 3,1m de entre-eixos – mas comparativamente acanhados apenas 424 litros de capacidade no porta-malas traseiro. Digo traseiro pois, na dianteira, sob o capô, há outro. Se bem que, com 22 litros de capacidade, é mais um porta-luvas, luvas de box, mas porta-luvas.



A configuração, recursos e porte colocam o novo Volvo ES90 para concorrer, especialmente no Velho Continente, com modelos como Mercedes-Benz EQE, Audi A6 e-tron, BMW i5 e o Tesla Model S, que estão aumentando significativamente sua participação no exclusivíssimo segmento de sedãs de luxo por lá. A continuar assim, em mais algum tempo, quem quiser ter – e usar – um tradicional sedanzão de luxo movido à combustão vai ter de ir aos EUA.





Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page