Denza, marca de luxo da BYD, chega ao Brasil com Z9 GT de 965 cv
- Henrique Koifman
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Por Henrique Koifman – fotos de divulgação

A BYD aproveitou um evento de moda, em São Paulo, para apresentar em avant-première um modelo que, simultaneamente, deve concorrer nos segmentos de carros de alto luxo e de superesportivos em nosso mercado. Trata-se do Denza Z9 GT, um coupé, segundo a empresa, mas que tem essas esguias formas de grande dois volumes ou, melhor de uma “perua curta” – ou shooting-brake*, como as chamam os ingleses. Com lançamento oficial previsto para outubro, o carro é 100% elétrico e fabricado na China. E impressiona tanto por seu alto padrão de acabamento e de recursos de tecnologia e de conforto, quanto pelos números atribuídos ao seu desempenho: somados, seus três motores geram o equivalente a 965 cv de potência e 96 kgfm de torque, que proporcionam uma aceleração de 0 a 100 km/h em breves 3,6 segundos.

A Denza é a marca de premium “orientada para o design e a tecnologia” do Grupo BYD. Originalmente, essa marca foi fundada em 2010, como uma parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, com foco justamente no mercado de alto luxo, e lançou seu primeiro modelo em 2014. Alguns anos mais tarde, a marca passou a ser totalmente controlada pela BYD e, na prática, hoje funciona como sua divisão de luxo. No Brasil, a Denza deve contar com uma rede de lojas próprias.

Com linhas criadas pelo designer alemão Wolfgang Egger, o Z9 foi lançado na China em 2024, em versões sedã, de três volumes, e GT – esta que você vê nas fotos e que será a primeira a vir para o nosso país. Além dele, a marca contará aqui também com um SUV “premium”, o B5.

Entre os recursos de tecnologia e conforto, o Z9 GT conta com um avançado sistema de estacionamento autônomo em vagas apertadas, ar condicionado de quatro zonas (duas para os bancos da frente, duas para o de trás), seis telas – entre painéis frontais e dispositivos para os passageiros e, como opcionais duas geladeiras.


A BYD ainda não divulgou nem o preço – que estimo ficará acima dos R$ 600 mil – nem informações técnicas mais detalhadas sobre o Z9 GT, mas consegui obter uma curta ficha técnica do modelo na boa e velha Wikipédia:
Propulsão: Três motores elétricos, somando 965 cv (710 kW) de potência e 96 kgfm de torque
Tração: integral nas quatro rodas, com gerenciamento inteligente
Bateria – Blade, de fosfato de ferro-lítio (LFP), de 100 kWh
Autonomia: 630 km – pelo ciclo CLTC, padrão chinês (aqui, pelo INMETRO, deve ser menor)
Recarregamento (plug-in): 270 kW (DC)
Dimensões (mm):
Comprimento – 5.195
Largura – 1.990
Altura – 1.480
Distância entre-eixos 3.125
Peso 2.875 kg
(*) o termo “shooting-brake” é usado pelos ingleses para designar automóveis com a configuração de uma “perua curta”, geralmente derivados de sedãs ou hatches. A expressão vem do século XIX, e indicava um tipo de carruagem especial para o transporte de espingardas de caça – um dos esportes prediletos dos politicamente incorretos nobres britânicos. Mas, ainda hoje, reza a lenda que o espaço no porta-malas desses veículos é definido para poder comportar espingardas. Rebimboca também é cultura!


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