top of page

O GWM ORA 03 elétrico vale a pena?

Disponível em versões por a partir de R$ 150 mil, carro é importado da China, mas pode via a ser montado no Brasil


Por Henrique Koifman


O carro elétrico GWM Ora 03 (que o pessoal da marca pronuncia “zero três”) foi apresentado aqui no Brasil no final de 2023 em duas versões: a Skin, que custa R$ 150 mil, e a GT, por R$ 184 mil. No final de fevereiro, fui conhecer o modelo de perto no autódromo de Interlagos. Primeiro, nos boxes, onde pude examinar boa parte dos recursos e detalhes do modelo. Depois, na pista, com chuva, sol, capacete e um montão de cones de sinalização, que serviam também para frear um pouco a animação dos convidados. Você confere tudo isso no vídeo abaixo, que estreia na TV Rebimboca no Youtube em 1º de março de 2024, às 18h. <link direto: https://youtu.be/PI1CcCP3jq8>






Testar um carro elétrico projetado especialmente para o uso urbano em uma pista de corridas faz todo o sentido, pois uma das características mais marcantes desses modelos 100% a baterias é justamente a sua arrancada forte e suas retomadas de velocidade. Daí, poder usar retas longas e não ter de se submeter às leis de trânsito pode ajudar, mesmo, a conhecer certas qualidades do carro melhor do que rodando com ele no trânsito.





E o meu test-drive começou justamente com uma simulação de prova de arrancada, logo depois de sair dos boxes. Boxes. Segundo a ficha técnica, esse Ora 03 acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a velocidade máxima de 160 km/h, limitada para não torrar a carga da bateria rápido demais.




Ao todo, dei umas quatro voltas com as duas versões do Ora 03 – a mais simples, Skin, e a mais cara e estilosa, GT. A não ser pelo visual, sinceramente eu não percebi diferença nenhuma entre o comportamento das duas versões. Até porque o que o GT tem a mais são recursos que nem deu pra usar na pista, como carregador de celular sem fio, massagem e ventilação nos bancos, mais sensores ativos para estacionamento e estacionamento totalmente autônomo, teto solar panorâmico, spoiler dianteiro e aerofólio mais estilosos, partida sem botão… Você confere minhas impressões ao dirigir no vídeo.




O motor é o mesmo no ORA 03 Skin e no GT


Em termos de motor, os dois são iguais, com 171 cv de potência e 25 e meio kgfm de torque. Mas se eu tivesse ficado mais tempo na pista, aí sim a diferença entre os dois poderia ser mais significativa. É que no GT a bateria tem maior capacidade, 63 kWh, enquanto a da versão Skin é de 48 kWh. E isso proporciona ao GT até 319 km de autonomia com uma carga, enquanto a versão mais simples só chega a 232 km, tudo isso de acordo com os parâmetros do INMETRO.





Nos dois, porém, o pacote de recursos de segurança é bem grande, cheio de tecnologia, e além de sete air-bags, tem entre outras coisas alertas e frenagem em tráfego cruzado dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, alerta de pontos cegos e leitura automática de placas de velocidade, além de reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas, assistente de permanência e centralização de faixa e um sistema que desvia ligeiramente a trajetória do carro quando cruza com caminhões.





E, também nos dois, dá para selecionar diferentes modos de condução, usando a tela touch da multimídia – Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+, Automático e Individual –, que alteram as respostas de aceleração e, também, o consumo da carga da bateria (e, por tabela, a autonomia).


No visual, muita gente ficou dizendo que o Ora 03 lembra alguns modelos da Porsche, com pitadas de Mini Cooper e até do último VW Fusca, aquele modernão com linhas curvas. Pode até ser, mas juntando tudo isso com outros detalhes que são só dele, achei, o resultado bem original.



E então, o GWM Ora 03 vale a pena?


Esse Ora 03 é um carro elétrico bem divertido, cheio de personalidade e de tecnologia. E o seu preço, levando em conta tudo o que ele oferece, é até bem competitivo.





Claro que tem outros carros elétricos mais baratos que ele no mercado, como o Renault e-Kwid, o Jac EJS-1, o Chery iCar e até o novo BYD Dolphin Mini. Só que todos eles são menos potentes, menos equipados e menos estilosos. Aliás, acho que o irmão maior desse mini, o Dolphin normal, é o maior rival do Ora 03, embora esses dois modelos tenham um estilo bem diferente um do outro. O BYD Dolphin tem um jeitão mais sóbrio, mas tem um pouco mais espaço para os passageiros, enquanto esse GWM esbanja estilo, com esse desenho meio retrô, cheio de curvas, e vem também um monte de recursos tecnológicos bacanas.





O GWM Ora 03 leva entre três e cinco horas para recarregar de 10 a 80% da bateria em corrente alternada, e de 30 a 40 minutos para isso numa estação de carga rápida. E ele tem garantia de fábrica de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria, mas a marca oferece ainda dois anos iniciais de proteção total extra para a bateria para danos não cobertos pela garantia, banca um tag para estacionamento e pedágios pago por um ano e, também um carregador portátil de 3,6 kW.





Enfim, se você tá pensando em comprar o seu primeiro carro elétrico, sabendo que ele é mais focado no uso urbano, não faz tanta questão de espaço para passageiros e bagagem, mas valoriza um estilo mais arrojado, daqueles que se destacam na paisagem (não, esse carro não é para tímidos), sim, esse Ora 03 é uma ótima opção.




Ficha Técnica (dados do fabricante)


Motor:

Elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm


Bateria: íons de lítio,

63 kWh (GT) e 48 kWh (Skin);

autonomia (INMETRO),

319 km (GT) e 2 232 km (Skin)


Câmbio: autom. 1 marcha + ré,

Tração dianteira

Suspensão:

Diant - indep. McPherson

Tras - eixo de torção

Direção: elétrica

Freios: a disco nas quatro rodas

Pneus: 215/60 R18


Dimensões (cm):

comp. 425,4; larg. 184,8; alt. 160,3;

entre-eixos, 265;


Cap. do porta-malas, 228 litros

Peso, 1.580 kg


Desempenho:

Aceleração de 0 a 100 km/h, 8,2 s;

velocidade máx, 160 km/h (limitada)


Garantia: 5 anos para o carro e

8 anos ou 200 mil km para a bateria

+ 2 anos iniciais de proteção extra para a bateria para danos não cobertos pela garantia


Preços: R$ 150 mil (Skin) e R$ 184 mil (GT)

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags