top of page

Citroën lança versões XTR para C3 e Aircross e Dark Edition para o Basalt

  • Henrique Koifman
  • há 2 horas
  • 9 min de leitura

Por Henrique Koifman – fotos de divulgação



ree

Nesta primeira semana de setembro, acompanhei cinco lançamentos de versões de modelos do grupo Stellantis, três deles da marca Citroën e dois da Peugeot, todos para a linha 2026 – é, no mundo automotivo, o ano novo chega mais cedo. Falo um pouco sobre os Citroën aqui neste post e, em breve, trago mais detalhes – e vídeos com os test-drives – deles e dos Peugeot aqui no blog e, também, na TV Rebimboca e no programa Acelera BandNews, ok?


As maiores novidades da Citroën para sua linha MY (do inglês model year, ou modelo ano) 2026 são as novas versões XTR para o compacto C3 e para o SUV Aircross e, também, a nova versão Dark Edition do Basalt (no alto). Por trás das três, uma motivação e um ingrediente em comum: a melhoria no padrão de acabamento e na usabilidade de certos recursos, com base em queixas de clientes. Isso porque, desde passou a integrar o grupo Stellantis, deixando de produzir carros para o chamado segmento premium e se dedicando a modelos mais acessíveis – leia-se, menos caros –, a marca do duplo circunflexo mudou sensivelmente seu padrão de acabamento, especialmente interno. E não foi, claro, para melhor.


ree

Daí que, não somente para essas novas versões, como também para parte das demais das três linhas, a Citroën fez um “upgrade” nesse aspecto, aplicando um pouco de revestimento macio aqui, um acabamento almofadado ali, realojando comandos em locais mais fáceis (e óbvios) de se acessar etc.


Convenhamos, a sensação de qualidade que temos ao entrar em um carro é antes de tudo… uma sensação, mesmo. E o que a provoca pode ser em parte subjetivo. Digo isso porque atualmente praticamente todos os carros de até uns R$ 150 mil (e muitas vezes até mais que isso) são construídos com seus interiores predominantemente compostos por plásticos. Com ou sem diferentes texturas; com mais ou menos bossas em suas combinações de formas e cores; mas sempre plásticos moldados – o que agiliza e barateia a fabricação e a montagem, claro.



ree

A nova versão XTR do Citroën Aircross

A sigla XTR – derivada da palavra extreme, ou extremo, em inglês – não é nova na gama da Citroën. Por volta de 2006, por exemplo, a marca ofereceu aqui uma versão XTR da primeira geração do C3 nacional, que como diferenciais, trazia apenas alguns acabamentos e emblemas de inspiração “aventureira”. Pois a receita para os novos portadores dessas três letrinhas não é muito diferente agora. E inclui logomarca, faixas e fios em cor especial (Light Green, verde claro para os íntimos) e alguns outros itens.



ree

No caso do SUV Aircross, a nova XTR passa a ser a topo de linha, e além das faixas no capô, escudos com as letrinhas e logomarcas escurecidas no exterior, traz rodas de liga leve de 17 polegadas (com belo desenho e também escurecidas) com pneus ATR, de uso misto (ajudam em caminhos de terra), protetor de carroceria, soleiras diferenciadas nas portas dianteiras e, por dentro, um bem-vindo revestimento em material “premium” (palavra do fabricante) em boa parte do painel dianteiro e, também, nos apoia-braços das portas dianteiras, além de pedaleiras esportivas (com acabamento metálico).



ree

Disponível apenas com o (bom) motor T200 da Stellantis, de três cilindros, turbo, que gera até 130 cv de potência e pouco mais de 20 kgfm de torque. Ele é casado com um câmbio CVT automático que simula sete marchas. Esse Aircross só é vendido em versão de sete lugares e nas cores preto Nera, Banco Banquise com teto preto e Cinza Artense com teto preto. E custa agora R$ 129.990 – vulgos R$ 130 mil reais.


Vale informar que a Citroën também oferece outras versões para o Aircross, incluindo a de entrada, “Feel Turbo”, de bem competitivos R$ 94.860, que traz a mesma mecânica, os novos painéis emborrachados, multimídia e ar-condicionado (ainda se vende algum carro sem climatização no Brasil?). E se lhe faltam bons detalhes como a câmera de ré e rodas de liga leve, e ele não conta com 7, mas apenas 5 lugares, em compensação tem entre suas opções de cores uma que foge do preto&branco, a Vermelho Rubi. Segundo o pessoal da Citroën, essa versão tem como foco o público PCD, que tem direito a descontos sobre esse preço. Mas nada impede que seja adquirida por quem a desejar.



ree

No C3, a versão XTR tem motor aspirado e não é a topo de linha

Por motivos mercadológicos, a Citroën escolheu para a nova versão XTR do hacth compacto C3 (acima) uma posição intermediária na tabela. Com isso, ele está sendo lançado por R$ 89 mil (ou R$ 88.990, em reais exatos), preço interessante em relação ao pacote e à caracterização aventureira que oferece. Mas que, por outro lado, coloca sob o seu capô o motor 1.0 aspirado das versões mais simples, acompanhado pelo cambio manual de cinco marchas – e não o mais empolgante T200, que fica restrito à topo de linha nervosinha, a You (de R$ 104 mil).


Aliás, se você quiser saber mais sobre esse outro C3 mais potente, recomendo assistir a este vídeo abaixo, na TV Rebimboca, com o nosso test-drive do modelo:

 



ree

Ainda assim, o “banho XTR” caiu bastante bem no C3. Até porque seu desenho, inspirado nas formas dos SUVs compactos, por si só, já tem lá a sua inspiração aventureira. Em relação ao C3 Feel, que custa R$ 3 mil a menos, essa nova versão traz boas melhorias, como um painel de instrumentos digital TFT em cores, que inclui (viva) um conta-giros, faróis de neblina, pneus todo terreno, ar condicionado digital e revestimento interno mais caprichado – com a tal cor Light Green nas costuras e a logomarca XTR em alto-relevo no painel acolchoado. Isso, e claro, as faixas no capô, emblemas e rodas escurecidas que caracterizam a versão.


ree

Citroën Basalt Dark Edition vai além do pretinho básico

Fechando a trinca, o outro SUV da família, o Basalt, com seu estilo cupê, que passa a ter como topo de linha a Dark Edition – ou seja, uma edição aparentemente “ilimitada”, que seguindo a tendência do mercado, tem entre suas características o uso de materiais e acabamentos em materiais escurecidos. É, entre os automóveis, o preto é o novo… preto. Mas não tem muito a ver, pelo menos em objetivos, com o consagrado “pretinho básico” da moda de vestir. O motor é também o T200, de 130 cv e 20 kgfm de torque, com o câmbio automático CVT.


ree

Entre as novidades do Basalt Dark Edition, a primeira que me chamou a atenção foi a nova cor Sting Gray, que é acompanhada pelo teto pintado em – adivinhem – preto brilhante. Gosto das linhas do Basalt, que considero originais e algo instigantes e acho que esse tom compôs muito bem com suas formas. Se os "manos" XTR têm apelo aventureiro, esse Dark tem pegada mais urbana e esportiva.



ree

No visual externo, aliás, outros detalhes se destacam. O principal deles é um aerofólio, instalado no alto do vidro traseiro. Pintado em – surpresa! – preto brilhante, ele conta com um filete em vermelho vivo, de lado a lado, que se destaca tanto que pode ser confundido com uma faixa de LED. O mesmo vermelho também é aplicado em um pequeno filete vertical no para-choque dianteiro e nas costuras dos acabamentos de volante, bancos e detalhes do painel – com trecho mais macio.



ree

No mais, tal como nos XTR, ele traz sua logomarca própria em diversos pontos da carroceria, além de soleiras personalizadas nas portas dianteiras e rodas de liga leve de 16 polegadas e acabamento escurecido. O mesmo tom está presente nas logomarcas e capas dos espelhos retrovisores. E também por dentro, no revestimento do teto e tom dos painéis e carpetes. A pedaleira é metalizada, em estilo esportivo.


Além do belo cinza, essa Dark Edition pode ser adquirida em Cinza Grafito (mais escuro) ou Preto Perla Nera e seu preço de lançamento é de R$ 115 mil. Lembrando que a versão de entrada do Basalt, a Feel MT, traz motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, mas já conta com câmera de ré, multimídia e rodas de liga leve, por quase R$ 94 mil – a versão turbo automática mais barata do Basalt é a Feel Turbo, que sai por R$ 109 mil.


Nos próximos posts, falo sobre as impressões ao dirigir desses três – adiantando que, entre eles, o Basalt é o meu preferido. Confira abaixo dados detalhados (de fábrica) desses modelos.


ree

Citroën Aircross XTR 7 Turbo 200 – R$ 129.990*

    Motor Turbo 200 de até 130 cv

    Câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e Modo Sport

    1 Porta USB tipo A e tomada 12v no painel

    1 porta USB tipo C na terceira fileira

    2 portas USB tipo C na segunda fileira

    3ª fileira com 2 assentos individuais, rebatíveis e removíveis

    Adesivo "XTR" no capô

    Adesivo Light Green na coluna C

    Aerofólio traseiro

    Alarme

    Apliques inferiores de para-choque dianteiros e traseiros (skid plates) na cor Technical Gray

    Apoio de braço da porta com revestimento premium soft touch

    Ar condicional digital e automático

    Banco do motorista com ajuste de altura

    Bancos com revestimento premium e costura Light Green

    Bancos traseiros bi-partidos e rebatíveis com ISOFIX e TOP TETHER (fixação para cadeiras de crianças)

    Câmera traseira

    Capa do retrovisor em preto brilhante

    Chave tipo canivete com abertura remota

    Citroën Connect touchsreen 10" + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio, 6 alto-falantes e controle de áudio no volante

    Controlador e limitador de velocidade

    Direção elétrica

    DRL com LED

    Duplo chevron dianteiro escurecido

    Emblema "Aircross" centralizado

    Emblema XTR na traseira, bancos dianteiros e soleira

    Espelho de cortesia no para sol motorista e passageiro

    Exclusivo sistema de ventilação suplementar no teto

    Faixa traseira em preto brilhante

    Faróis de neblina

    Grade frontal em preto brilhante

    Hill Assist - Assistente de Partida em Rampa

    iTPMS - Monitoramento de pressão de pneus

    Logotipo 7 no porta-malas

    Luz de iluminação no porta-malas

    Luz no porta-luvas

    Maçanetas na cor da carroceria

    Painel com revestimento premium soft touch com costura Light Green

    Pedaleira com acabamento cromado

    Pneus 215/60 - Uso misto (Pirelli Scorpion HT)

    Porta celular na 3ª fileira

    Protetor inferior lateral de porta com detalhe na cor Light Green

    Retrovisores elétricos

    Rodas de liga leve 17" escurecidas

    Sensor de estacionamento traseiro

    Soleira de porta

    Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento

    Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função One Touch e antiesmagamento

    Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Branco Banquise com teto em preto e Cinza Artense com teto em preto



ree

Citroën C3 XTR – R$ 88.990*

    Motor Firefly 1.0

    1 Porta USB tipo A e Tomada 12v no painel

    2 portas USB tipo C para 2ª fileira

    Adesivo "XTR" no capô

    Adesivo Light Green na coluna C

    Apoio de braço da porta com revestimento premium soft touch

    Ar-condicionado automático e digital

    Assistente de Partida em Rampa - Hill Assist

    Banco do motorista com ajuste de altura

    Bancos com revestimento premium, costura Light Green e encosto rebatível

    Câmera traseira

    Chave canivete

    Citroën Connect touchsreen 10" + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio e controle de áudio no volante com 6 alto-falantes

    Comando de vidros elétricos traseiros na porta do condutor

    DLR com LED

    Duplo Chevron dianteiro escurecido

    Emblema XTR na traseira, bancos dianteiros e soleira

    Faróis de neblina

    GSI - Gear Shift (indicador de troca de marcha)

    Interior escurecido

    iTPMS - Monitoramento de pressão de pneus

    Limpador, lavador e desembaçador traseiro

    Luz no porta-luvas

    Maçanetas internas cromadas

    Painel com revestimento premium soft touch com costura Light Green

    Painel de instrumentos digital 7"

    Para-sol com espelhos internos para motorista e passageiro

    Pedaleira com acabamento cromado

    Pneus 205/60 - Uso misto (Pirelli Scorpion ATR)

    Protetor inferior lateral de porta com detalhes na cor Light Green

    Retrovisores elétricos

    Rodas em liga leve 15" escurecidas

    Saída de ar em preto brilhante

    Soleira de porta

    Travamento automático das portas com veículo em movimento

    Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema One Touch e anti-esmagamento

    Volante com revestimento premium com costura Light Green

    Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Artense com opcional de teto em preto e Branco Banquise com opcional de teto em preto


ree

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 – R$ 114.990

    Motor Turbo 200 de até 130 cv

    Câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e Modo Sport

    1 Porta USB tipo A e Tomada 12v no painel

    2 Portas USB tipo C para 2ª fileira

    Alarme

    Apliques inferiores de para-choque dianteiro e traseiro (skid plates) escurecidos

    Ar-condicionado automático e digital

    Assistente de Partida em Rampa - Hill Assist

    Banco do motorista com ajuste de altura

    Banco do motorista com apoia braço

    Bancos com revestimento premium na cor preta

    Bancos dianteiros com apoia cabeça regulável

    Bancos traseiros com apoio de cabeça com abas nas posições laterais

    Bancos traseiros com apoio de cabeça regulável nas 3 posições

    Bancos traseiros rebatíveis com ISOFIX e TOP TETHER (fixação para cadeiras de crianças)

    Câmera traseira

    Capa do retrovisor em preto brilhante

    Citroën Connect touchsreen 10,25" + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio, 6 alto-falantes e controle de áudio no volante

    Controlador e limitador de velocidade

    Detalhes na cor "Andre Red" na grade frontal e na coluna C

    Direção com assistência elétrica

    DRL com LED

    Duplo Chevron e Logos escurecidos

    Espelho de cortesia no para sol motorista e passageiro

    Faróis de neblina • Interior escurecido

    ITPMS - Monitoramento pressão dos pneus

    Logotipo Dark Edition

    Logotipo T200

    Luz no porta-luvas e no porta-malas

    Luzes indicadoras de direção nos retrovisores

    Maçanetas na cor da carroceria

    Painel com revestimento premium soft touch

    Painel de instrumentos digital TFT 7"

    Pedaleiras esportivas

    Porta-objetos no painel com pintura escurecida

    Protetor de soleiras dianteiras exclusivas "Dark Edition”

    Retrovisores elétricos

    Rodas de liga leve 16" pintadas de preto

    Sensores de estacionamento traseiro

    Tapetes de carpete exclusivos

    Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento

    Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função One Touch e antiesmagamento

    Volante com revestimento premium e costura aparente vermelha

    Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Sting Gray com teto em preto e Cinza Grafito com teto em preto

*Preços de setembro de 2025 válidos para faturamento direto da fábrica para Pessoa Física e cor Preto Perla Nera.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page