top of page

Test-drive com o BYD Han, o luxo elétrico

Por Henrique Koifman - 24/06/2022

O Han EV, da montadora chinesa BYD, foi lançado oficialmente no Brasil em abril, cheio de tecnologia, luxo e também uma tremenda pretensão: competir com grandes sedãs do segmento de luxo de marcas consagradas, como Mercedes, BMW, Porsche… É, uma parada dura. Neste vídeo a seguir, você vai ver um passeio rápido, de umas duas horas, que dei ao volante do carro pelas ruas do Rio.


Se você não está ligando a sigla à “pessoa”, BYD é a marca de dois tipos de veículos elétricos que já se tornaram comuns nas ruas do Rio: os caminhões de lixo, que fazem parte da frota da Comlurb há um tempo, e os furgões utilizados para entregas pelas Lojas Americanas (e por outras empresas do mesmo grupo). Embora ainda não seja tão conhecida por aqui, a empresa é uma das maiores da China e desenvolveu seu próprio sistema de baterias, chamadas Blade e para as quais, no sedanzão Han ela dá 8 anos de garantia. A marca já conta com uma fábrica instalada em Campinas, no interior paulista – onde, além dos veículos, trabalha com módulos de baterias e painéis fotovoltaicos (para captação de energia solar). E, em algumas cidades do interior de São Paulo, já rodam táxis e carros de policiamento fabricados por eles, também.




Trazer um modelo de alto luxo como o Han Ev para o nosso mercado é uma forma de a BYD mostrar que não se dedica apenas a veículos utilitários e de serviço e que suas ambições no segmento de automóveis por aqui são bem maiores. Na China, a empresa já deixou de produzir automóveis movidos somente por motores a explosão, se dedicando a híbridos e, principalmente, elétricos. E é com esses últimos que pretende se expandir em nosso país.



“Vender muito”, portanto, não é o objetivo dos chineses com o Han, que custa hoje partir de R$ 539.990 – e que, em seu país de origem, é o líder de vendas em sua categoria. Assim como outras marcas ao trazer para cá, em pequenas quantidades, modelos mais caros e sofisticados, a ideia é construir uma (boa) imagem e, assim, conquistar outros segmentos.


Se vai dar certo, mesmo, só o tempo dirá, mas confira no vídeo os “argumentos de venda” que estão sendo apresentados na forma desse sedã de luxo.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page