Fiat Toro e Jeep Commander ganham novo motor 2.2 diesel
Por Henrique Koifman – fotos de divulgação
A Jeep e a Fiat – ambas pertencentes ao grupo Stellantis – estão dando uma revigorada nas opções 4x4 a diesel de seus modelos Commander (no vídeo acima) e Toro. Sai de cena o 2.0 TD380, com seus 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque (ou 380 Nm, daí seu nome), entra o 2.2 Turbodiesel, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm (ou 450 Nm). O motor (abaixo) já equipava as versões a óleo da picape Ram Rampage, que como esses dois modelos, também é montada na unidade do conglomerado no interior de Pernambuco.

A atualização para esta mecânica nas linhas da Stellantis une, digamos, o útil ao agradável: melhora a performance – e, com ela, o prazer de dirigir e a competitividade dos modelos – e, também, torna a esses veículos adequados ao Proconve L8, novo patamar da norma brasileira para emissões e consumo, que passou a vigorar agora em janeiro de 2025.
Esse 2.2 turbodiesel foi desenvolvido pela Stellantis para atender globalmente suas linhas de veículos, mas, segundo a empresa, foi “preparado especificamente para as necessidades da América do Sul”. Ele conta com cabeçote de alumínio e comando duplo de válvulas; coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2 mil bar), turbocompressor com geometria variável uma série de sofisticações tecnológicas, para otimizar a relação entre consumo e performance. Confira a ficha técnica desse motor e, também, mas dados sobre os dois carros no final deste post.

No SUV Jeep Commander
Comecemos pelo Jeep Commander, onde o novo motor passou a equipar a opção a diesel da versão Overland e que, segundo o site da Jeep, custa R$ 310 mil*. O mesmo Overland também pode ser adquirido com ótimo propulsor Hurricane, com 272 cv e 40,8 kgfm e que estreou aqui no Brasil na picape Rampage. Com ele, o carro sai hoje por R$ 319 mil*.
A Jeep informa que, em relação à mecânica diesel anterior, o Commander ganhou 2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, que agora é feita em 9,7 segundos. E que suas retomadas de velocidade – fundamentais para ultrapassagens mais seguras – também tiveram um ganho considerável: as de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas agora em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Como o novo motor oferece um torque maior em baixas rotações, é possível manter velocidades de cruzeiro na estrada com menor consumo de combustível, também, e, assim, o carro ganhou um pouco mais de autonomia.

Nesta versão o Commander vem equipado com bancos para sete passageiros, além de um acabamento caprichado (a marca se destaca nisso) e uma grande coleção de equipamentos e recursos, incluindo os de auxílio autônomo ao motorista. Eu falo sobre a maioria desses recursos e mostro, também, o espaço interno e características dinâmicas do Commander nesta matéria, que fiz recentemente com a versão topo de linha Blackhawk – https://www.rebimboca.com.br/single-post/que-tal-o-jeep-commander-blackhawk-2025.

Na picape Fiat Toro
Agora, sobre a Toro. Na linha da picape média, ganharam o novo motor turbo diesel as versões Volcano e a Ranch, ambas com tração nas quatro rodas. Nesse tipo de utilitário, que pode levar carga na caçamba – até uma tonelada –, o ganho de fôlego faz uma boa diferença. Principalmente no torque, que é o responsável pela disposição para as acelerações, retomadas e, claro, capacidade de deslocar peso. E, em percentuais, o torque aumentou quase 35%, o que não é pouco.

No material para a imprensa, a Fiat diz que, com esse novo coração, a Toro passa a ter maior desempenho em todos os tipos de terreno e fica até mais econômica em viagens, pois consegue manter uma velocidade de 120 km/h com o motor girando menos a de mil e quinhentas rotações por minuto – ou seja, exige pouca pressão no pedal do acelerador.
Equilibrada e boa de guiar, a ponto de ser comparada com um SUV em termos de conforto – méritos que se devem, também, a sua suspensão traseira do tipo multilink (multibraços) na traseira –, a Toro, no geral, é bem acabada e bem equipada, mas peca um pouco pelo pouco espaço para as pernas e pela posição do encosto no banco traseiro. Não por acaso, essa picape é, há tempos, líder de seu segmento e, lançada no Brasil em 2026, acaba de chegar a 500 mil unidades vendidas no país. De acordo com o site da Fiat, as opções da picape com o motor 2.2 têm preços a partir de R$ 207 mil* (Volcano) e R$ 225 mil* (Ranch).
Confira aqui nosso test-drive com a versão Volcano da Toro, com motor T 270, 1.3 turbo Flex, no qual mostramos a picape em detalhes.
Ficha técnica do motor 2.2 turbodiesel da Stellantis
Posição: dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 83,8 x 99 mm
Cilindrada total: 2.184 cm³
Taxa de compressão: 15,7: 1
Potência: 200 cv a 3.500 rpm
Torque: 45,87 kgfm / 450 Nm a 1.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: duplo, no cabeçote
Injeção: direta
Combustível: Diesel S10
Em ambos os modelos, o câmbio é automático, com 9 marchas, e a tração é 4x4
Dados de performance:
No Jeep Commander 2.2 Turbodiesel (peso em ordem de marcha: 1.943 kg)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7s
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 10,3 km/l
Estrada: 13,4 km/l
(Tanque de combustível: 61 litros)
Na Fiat Toro, versões Volcano e Ranch (peso em ordem de marcha: 1.930 kg)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9s
Velocidade máxima: 196 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 10,6 km/l
Estrada: 13,4 km/l
(Tanque de combustível: 60 litros)
(*) preços obtidos nos sites das montadoras, em 14.2.25; todos os valores, que originalmente (e invariavelmente) eram expressos por números terminados 90 reais (como 206.990) foram "arredondados" para cima (207 mil), pois o autor não considera que R$ 10 sejam relevantes na precificação de produtos com a ordem de grandeza de valor dos automóveis.
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