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Fiat Toro e Jeep Commander ganham novo motor 2.2 diesel


Por Henrique Koifman – fotos de divulgação




A Jeep e a Fiat – ambas pertencentes ao grupo Stellantis – estão dando uma revigorada nas opções 4x4 a diesel de seus modelos Commander (no vídeo acima) e Toro. Sai de cena o 2.0 TD380, com seus 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque (ou 380 Nm, daí seu nome), entra o 2.2 Turbodiesel, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm (ou 450 Nm). O motor (abaixo) já equipava as versões a óleo da picape Ram Rampage, que como esses dois modelos, também é montada na unidade do conglomerado no interior de Pernambuco.


A atualização para esta mecânica nas linhas da Stellantis une, digamos, o útil ao agradável: melhora a performance – e, com ela, o prazer de dirigir e a competitividade dos modelos – e, também, torna a esses veículos adequados ao Proconve L8, novo patamar da norma brasileira para emissões e consumo, que passou a vigorar agora em janeiro de 2025.


Esse 2.2 turbodiesel foi desenvolvido pela Stellantis para atender globalmente suas linhas de veículos, mas, segundo a empresa, foi “preparado especificamente para as necessidades da América do Sul”. Ele conta com cabeçote de alumínio e comando duplo de válvulas; coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2 mil bar), turbocompressor com geometria variável uma série de sofisticações tecnológicas, para otimizar a relação entre consumo e performance. Confira a ficha técnica desse motor e, também, mas dados sobre os dois carros no final deste post.



No SUV Jeep Commander


Comecemos pelo Jeep Commander, onde o novo motor passou a equipar a opção a diesel da versão Overland e que, segundo o site da Jeep, custa R$ 310 mil*. O mesmo Overland também pode ser adquirido com ótimo propulsor Hurricane, com 272 cv e 40,8 kgfm e que estreou aqui no Brasil na picape Rampage. Com ele, o carro sai hoje por R$ 319 mil*.


A Jeep informa que, em relação à mecânica diesel anterior, o Commander ganhou 2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, que agora é feita em 9,7 segundos. E que suas retomadas de velocidade – fundamentais para ultrapassagens mais seguras – também tiveram um ganho considerável: as de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas agora em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Como o novo motor oferece um torque maior em baixas rotações, é possível manter velocidades de cruzeiro na estrada com menor consumo de combustível, também, e, assim, o carro ganhou um pouco mais de autonomia.



Nesta versão o Commander vem equipado com bancos para sete passageiros, além de um acabamento caprichado (a marca se destaca nisso) e uma grande coleção de equipamentos e recursos, incluindo os de auxílio autônomo ao motorista. Eu falo sobre a maioria desses recursos e mostro, também, o espaço interno e características dinâmicas do Commander nesta matéria, que fiz recentemente com a versão topo de linha Blackhawk – https://www.rebimboca.com.br/single-post/que-tal-o-jeep-commander-blackhawk-2025.



Na picape Fiat Toro


Agora, sobre a Toro. Na linha da picape média, ganharam o novo motor turbo diesel as versões Volcano e a Ranch, ambas com tração nas quatro rodas. Nesse tipo de utilitário, que pode levar carga na caçamba – até uma tonelada –, o ganho de fôlego faz uma boa diferença. Principalmente no torque, que é o responsável pela disposição para as acelerações, retomadas e, claro, capacidade de deslocar peso. E, em percentuais, o torque aumentou quase 35%, o que não é pouco. 



No material para a imprensa, a Fiat diz que, com esse novo coração, a Toro passa a ter maior desempenho em todos os tipos de terreno e fica até mais econômica em viagens, pois consegue manter uma velocidade de 120 km/h com o motor girando menos a de mil e quinhentas rotações por minuto – ou seja, exige pouca pressão no pedal do acelerador.


Equilibrada e boa de guiar, a ponto de ser comparada com um SUV em termos de conforto – méritos que se devem, também, a sua suspensão traseira do tipo multilink (multibraços) na traseira –, a Toro, no geral, é bem acabada e bem equipada, mas peca um pouco pelo pouco espaço para as pernas e pela posição do encosto no banco traseiro. Não por acaso, essa picape é, há tempos, líder de seu segmento e, lançada no Brasil em 2026, acaba de chegar a 500 mil unidades vendidas no país. De acordo com o site da Fiat, as opções da picape com o motor 2.2 têm preços a partir de R$ 207 mil* (Volcano) e R$ 225 mil* (Ranch).


Confira aqui nosso test-drive com a versão Volcano da Toro, com motor T 270, 1.3 turbo Flex, no qual mostramos a picape em detalhes.



Ficha técnica do motor 2.2 turbodiesel da Stellantis

Posição: dianteiro, transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 83,8 x 99 mm

Cilindrada total: 2.184 cm³

Taxa de compressão: 15,7: 1

Potência: 200 cv a 3.500 rpm

Torque: 45,87 kgfm / 450 Nm a 1.500 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: duplo, no cabeçote

Injeção: direta

Combustível: Diesel S10


Em ambos os modelos, o câmbio é automático, com 9 marchas, e a tração é 4x4


Dados de performance:


No Jeep Commander 2.2 Turbodiesel (peso em ordem de marcha: 1.943 kg)

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7s

Velocidade máxima: 205 km/h

Consumo PBEV

Urbano: 10,3 km/l

Estrada: 13,4 km/l

(Tanque de combustível: 61 litros)


Na Fiat Toro, versões Volcano e Ranch (peso em ordem de marcha: 1.930 kg)

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9s

Velocidade máxima: 196 km/h

Consumo PBEV

Urbano: 10,6 km/l

Estrada: 13,4 km/l

(Tanque de combustível: 60 litros)


(*) preços obtidos nos sites das montadoras, em 14.2.25; todos os valores, que originalmente (e invariavelmente) eram expressos por números terminados 90 reais (como 206.990) foram "arredondados" para cima (207 mil), pois o autor não considera que R$ 10 sejam relevantes na precificação de produtos com a ordem de grandeza de valor dos automóveis.


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