top of page

Que tal o Renault Boreal?

  • Henrique Koifman
  • 10 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de jul.

A Renault apresentou nesta quinta-feira, 10 de julho, em esquema de avant-premiere, seu novo SUV compacto médio, o Boreal. Ele será produzido na fábrica da empresa no Paraná e também na Turquia, e deve chegar às lojas somente no final do ano. Falo sobre isso – e mostro o carro em detalhes – neste vídeo da TV Rebimboca, no Youtube. Daí você pode responder a pergunta aí no título.



O alvo é o que a Renault chama de mercados fora da Europa, mas isso não quer dizer que o carro siga aquela receita dos modelos da subsidiária romena Dácia que o pessoal da marca do losango produziu aqui nas últimas décadas, como Logan, Sandero e Duster, sempre robustos, mas simples e despojados. A mudança já tinha começado com um tapa de sofisticação dado no Duster e o lançamento do caprichado Kardian. E podemos dizer que, com o Boreal, o buraco é ainda mais em cima.


ree

Ele usa, aliás, a mesma plataforma do Kardian, mas é bem maior, com um pouquinho mais de quatro metros e meio. E tem, segundo a descrição e as imagens liberadas que você vê aqui, um acabamento bem mais sofisticado, com materiais mais refinados e um belo pacote de tecnologia e de conforto.


Debaixo do capô, o Boreal tem o motor 1.3 turbo flex de até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, que a gente já conhece aqui nas versões mais caras da picape Oroch e do SUV Duster e que foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes. E o câmbio dele é o mesmo automatizado EDC, de dupla embreagem com seis marchas, que está no Kardian. Uma combinação que promete dar agilidade ao carro.

ree

No mais, o Boreal tem um desenho interessante na carroceria que, se não foge radicalmente da receita padrão para os SUVs, coloca nela algum tempero, com detalhes originais e que reforçam a identidade de marca da Renault. E, com 2,70 m de entre-eixos, promete um bom espaço para seus passageiros, além de 522 litros de capacidade no porta-malas.


ree

Painel digital e multimídia, som Harmann Kardon e conectividade bem atualizada são atrativos, mas o que coloca esse Boreal num patamar de modernidade e tecnologia digno de nota são os anunciados 24 sistemas de assistência ao motorista que ele traz.


ree

A lista inclui Alerta e assistente de permanência em faixa, com intervenção para ponto cego e monitoramento do tráfego na mão contrária, frenagem autônoma de emergência e, também, se o motorista dormir ou desmaiar ao volante, piloto automático adaptativo, o ACC… bom, não vamos transformar este post em um catálogo, ok?


ree

A Renault ainda não divulgou os preços oficiais do carro, mas como ele tem como concorrentes nacionais modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que têm preços a partir de uns R$ 160 mil, presumimos que ele estará nesta faixa, ou um pouquinho abaixo – se a estratégia for abocanhar um naco do segmento também pelo preço convidativo.

ree

Enquanto esperamos o lançamento para eu poder dirigir o carro e falar mais sobre ele, vamos à parte da ficha técnica divulgada pela fábrica.

DIMENSÕES DO NOVO RENAULT BOREAL

(mm)



Comprimento total

4.556

Entre eixos

2.702

Largura total sem / com retrovisores

1.841 / 2.082

Altura com barras de teto

1.650

Altura com o porta-malas aberto (sem carga)

2.085

Altura da base do porta-malas (vazio)

781

Ângulo de entrada / saída

22° / 27º

Distância em relação ao solo (veículo vazio)

213

Capacidade total do porta-malas

522 l (VDA)

586 litros

Capacidade máxima do porta-malas com os bancos traseiros rebatidos (V214)

1.279 l (VDA)

1.770 litros


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page