Que tal o Renault Boreal?
- Henrique Koifman
- 10 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jul.
A Renault apresentou nesta quinta-feira, 10 de julho, em esquema de avant-premiere, seu novo SUV compacto médio, o Boreal. Ele será produzido na fábrica da empresa no Paraná e também na Turquia, e deve chegar às lojas somente no final do ano. Falo sobre isso – e mostro o carro em detalhes – neste vídeo da TV Rebimboca, no Youtube. Daí você pode responder a pergunta aí no título.
O alvo é o que a Renault chama de mercados fora da Europa, mas isso não quer dizer que o carro siga aquela receita dos modelos da subsidiária romena Dácia que o pessoal da marca do losango produziu aqui nas últimas décadas, como Logan, Sandero e Duster, sempre robustos, mas simples e despojados. A mudança já tinha começado com um tapa de sofisticação dado no Duster e o lançamento do caprichado Kardian. E podemos dizer que, com o Boreal, o buraco é ainda mais em cima.

Ele usa, aliás, a mesma plataforma do Kardian, mas é bem maior, com um pouquinho mais de quatro metros e meio. E tem, segundo a descrição e as imagens liberadas que você vê aqui, um acabamento bem mais sofisticado, com materiais mais refinados e um belo pacote de tecnologia e de conforto.
Debaixo do capô, o Boreal tem o motor 1.3 turbo flex de até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, que a gente já conhece aqui nas versões mais caras da picape Oroch e do SUV Duster e que foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes. E o câmbio dele é o mesmo automatizado EDC, de dupla embreagem com seis marchas, que está no Kardian. Uma combinação que promete dar agilidade ao carro.

No mais, o Boreal tem um desenho interessante na carroceria que, se não foge radicalmente da receita padrão para os SUVs, coloca nela algum tempero, com detalhes originais e que reforçam a identidade de marca da Renault. E, com 2,70 m de entre-eixos, promete um bom espaço para seus passageiros, além de 522 litros de capacidade no porta-malas.

Painel digital e multimídia, som Harmann Kardon e conectividade bem atualizada são atrativos, mas o que coloca esse Boreal num patamar de modernidade e tecnologia digno de nota são os anunciados 24 sistemas de assistência ao motorista que ele traz.

A lista inclui Alerta e assistente de permanência em faixa, com intervenção para ponto cego e monitoramento do tráfego na mão contrária, frenagem autônoma de emergência e, também, se o motorista dormir ou desmaiar ao volante, piloto automático adaptativo, o ACC… bom, não vamos transformar este post em um catálogo, ok?

A Renault ainda não divulgou os preços oficiais do carro, mas como ele tem como concorrentes nacionais modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, que têm preços a partir de uns R$ 160 mil, presumimos que ele estará nesta faixa, ou um pouquinho abaixo – se a estratégia for abocanhar um naco do segmento também pelo preço convidativo.

Enquanto esperamos o lançamento para eu poder dirigir o carro e falar mais sobre ele, vamos à parte da ficha técnica divulgada pela fábrica.
DIMENSÕES DO NOVO RENAULT BOREAL | (mm) |
Comprimento total | 4.556 |
Entre eixos | 2.702 |
Largura total sem / com retrovisores | 1.841 / 2.082 |
Altura com barras de teto | 1.650 |
Altura com o porta-malas aberto (sem carga) | 2.085 |
Altura da base do porta-malas (vazio) | 781 |
Ângulo de entrada / saída | 22° / 27º |
Distância em relação ao solo (veículo vazio) | 213 |
Capacidade total do porta-malas | 522 l (VDA) 586 litros |
Capacidade máxima do porta-malas com os bancos traseiros rebatidos (V214) | 1.279 l (VDA) 1.770 litros |

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