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Que tal Nissan o Versa Advance 2024?

Texto e fotos de Henrique Koifman


Recentemente, passei uma semana com o Versa 2024, o sedã compacto Nissan, na versão intermediária Advance, que custa cerca de R$ 114 mil. Presente em nosso mercado desde 2022, o modelo, que é importado do México, trouxe agora retoques e melhorias, começando por um novo desenho na dianteira, que ganhou um jeitão mais moderno, seguindo o estilo do irmão maior, o Sentra. Para mim, ficou bem mais bonita.



Em comparação à versão do ano anterior, o Versa (é, “versão do Versa” é quase uma aliteração poética) melhorou sensivelmente também no isolamento acústico da cabine, que ficou bem mais silenciosa. E recebeu ainda um reajuste caprichado na suspensão – que agora absorve melhor as imperfeições do caminho e faz o carro ficar ainda mais macio e confortável, sem que eu tenha percebido uma perda significativa em sua estabilidade.

O maior ganho do Versa 2024 foi no pacote de segurança


Mas a melhor novidade mesmo é o pacote de segurança, que agora inclui, de série, alerta de colisão frontal e assistente de frenagem de emergência. Um sistema anticolisão que usa uma câmera atrás do retrovisor interno, que trabalha junto com um radar no para-choque dianteiro para identificar objetos à frente. Junto, funciona ainda um Detector de Objetos em Movimento (MOD), que é bem sensível. Durante o meu teste, recebi dele uma série de avisos, não só de proximidade com carros à frente, mas até de outros veículos e até bicicletas e pessoas, que se preparavam para sair transversalmente de garagens nas ruas em que eu passava.



A Nissan chama esse seu “pacote anjo da guarda” de Intelligent Safety Shield e ele inclui ainda os esperados controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e seis air-bags. E esta versão intermediária Advance traz ainda a utilíssima câmera com visão 360º Inteligente (AVM), que mostra na tela de multimídia o carro “de cima”, facilitando muito as manobras de estacionamento. O carro não traz, no entanto, os bons recursos adicionais de alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e alerta de atenção do motorista, exclusivos da versão mais cara, a Exclusive.


Um sedã compacto simples e espaçoso


Por dentro, o acabamento do versa está mais para o simples, com o básico bem-feito. Plásticos duros imperam, mas aparentam boa qualidade e não se vê cantos ou arestas mal montados. O painel combina um velocímetro analógico com uma telinha multifuncional, fácil de ler, sem grandes sofisticações mas com boas informações. A multimídia é, também, mais prática que sofisticada e, embora seja facilmente conectável aos sistemas Android e Apple, exige um cabo para isso. Há, porém, carregador sem fio para o celular.


Os bancos, com forração em padrão neutro são extremamente confortáveis – e esse é um ponto alto da marca, já há um tempo. Rodei por muitas horas seguidas sem cansar. E, no banco de trás, meus passageiros convidados elogiaram também o bom espaço para as pernas (olha eu "sentado atrás de mim mesmo" na foto) e o silêncio a bordo.



A suavidade é um ponto a destacar



Além da suspensão e do isolamento, outra coisa que contribui bastante para o silêncio e, mais que isso, para a suavidade do rodar desse Versa, é o seu câmbio CVT. Modelo sem nenhuma pretensão esportiva, ele tem os seus melhores momentos em trajetos de velocidade constante e nos quais não há necessidade de muita aceleração.





Não que falte fôlego ao motor 1.6 16v flex de 113 cv de potência e pouco mais de 15 kgfm de torque. Ele oferece o bastante para arrancadas e retomadas bem satisfatórias, especialmente quando você aciona a teclinha “sport” no console, “esticando” um pouco as alterações das simulações de marcha. Mas nesses momentos parte da “mágica da suavidade” se desfaz, e um rugido não muito empolgante invade a cabine. O bom é que, mesmo sem me preocupar com o consumo, com gasolina no tanque – e segundo o computador de bordo – consegui boas médias de até 12 km/litro em trechos urbanos.



E então, o Versa Advance 2024 vale a pena?


Em termos de preço, o sedãzinho da Nissan sai em ligeira desvantagem em relação a opções próximas a ele como versões do Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 S e Fiat Cronos; mas é bem competitivo se fecharmos a comparação entre os seus “conterrâneos” de marcas japonesas, o Toyota Yaris e o Honda City. Aí a disputa fica até mais interessante porque todos eles usam motores aspirados e câmbio CVT, sendo também parelhos em outros aspectos.


Dessa trinca, o Versa agora é o que oferece o pacote de segurança mais tecnológico e é, talvez, o mais silencioso e suave. Características que costumam ser bem valorizadas em um sedã compacto, que tem vocação para levar passageiros. Colocando tudo isso na conta, se você procura um três volumes de bom custo-benefício e que demanda pouca manutenção, no mínimo, vale dar uma experimentada nele, sim.


Neste link, você encontra mais detalhes sobre o que o Versa 2024 traz de novo em suas três versões:

E, neste aqui, confere um test-drive que fiz com a versão mais simples do carro, modelo 2023 e que era equipada com um (bom) câmbio manual – não mais disponível.




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