Dicas para alugar carro no exterior sem se aborrecer
![](https://static.wixstatic.com/media/2f6d55_8c7cf203752645358fc66f4a101bfb3e~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_300,al_c,q_80,enc_auto/2f6d55_8c7cf203752645358fc66f4a101bfb3e~mv2.jpg)
Alugar um carro no exterior pode ser – desculpem pelo trocadilho tão óbvio quanto irresistível – uma mão na roda. Nem tanto para aquelas viagens ou trechos em grandes cidades, onde quase sempre é muito melhor usar o transporte coletivo ou táxis. Mas se você pretende visitar locais no interior, um automóvel pode aumentar consideravelmente a sua autonomia, dar maior flexibilidade de horários e roteiros e, de quebra, dividindo as despesas do carango com outras pessoas, pode sair até mais barato. Antes de partir, porém, é importante se informar sobre o que é necessário para poder circular sem aborrecimentos. A seguir, 9 dicas úteis sobre o assunto.
1. Idade mínima.
Nos EUA e na União Europeia, é preciso ter, pelo menos, 25 anos para poder retirar um carro em uma locadora e, dependendo do país, esse limite pode variar. Como isso não está relacionado a uma lei, mas sim a estatísticas de acidentes, algumas locadoras aceitam que o motorista seja mais jovem, desde que pague uma taxa a mais por isso (mais ou menos como fazem as seguradoras aqui no Brasil). Em outras, esse limite está relacionado ao tipo de veículo disponível – modelos maiores ou de luxo podem ser restritos a idades ainda maiores. Vale consultar tudo isso com antecedência.
![](https://static.wixstatic.com/media/2f6d55_4c7df0aaf3904a32b6c5f5331e6825f8~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2f6d55_4c7df0aaf3904a32b6c5f5331e6825f8~mv2.jpg)
2. Habilitação
Para dirigir em países do Mercosul, basta que você tenha uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. Para percorrer vários países, no entanto, é preciso ter uma autorização para Circulação no Mercosul (ACM), que é emitida pela locadora e, também, uma Carta Verde – que é uma apólice de seguro especial e cujo custo varia de acordo com o tempo e o percurso da viagem. É possível contratar esse seguro com antecedência, com um corretor, em algumas locadoras e, pagando mais caro, geralmente próximo às aduanas também. Na América do Sul, a maioria das locadoras não permite que você vá mais de 50 km além da fronteira do país em que alugou o carro.
Nossa CNH é também aceita nos EUA, à exceção do estado da Geórgia. Para guiar lá, será necessário levar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é relativamente fácil de obter aqui. No Detran do Rio, por exemplo, basta pagar uma taxa de R$ 144,68 e apresentar alguns documentos documentos (veja aqui). Embora não seja obrigatória na Europa, ter uma PID nas estradas de lá pode evitar aborrecimentos.
3 – Cartão de crédito
Você vai precisar obrigatoriamente de um cartão de crédito em seu nome, válido e com limite suficiente para cobrir a caução pelo aluguel do carro. Esse valor é devolvido (estornado) após a devolução do veículo.
4 – É comum alugar um carro em uma cidade – ou até país – e devolver em outra, mas vale confirmar isso com antecedência. Geralmente, há uma taxa extra (de retorno) nesses casos.
5 – Quilometragem livre ou restrita?
A menos que você tenha certeza sobre a distância que irá percorrer, é recomendável optar pelo sistema de quilometragem livre. Assim você terá mais liberdade para fugir do roteiro ou estender a viagem, sem ter de pagar multas ou taxas caras para isso.
6 – Seguro
Aqui não vale a pena economizar. Escolha sempre a apólice com a maior cobertura possível e evite problemas em caso de acidentes e outros imprevistos.
7 – Abastecimento na entrega
Em muitas locadoras, você poderá optar entre entregar o carro com o tanque cheio (como o retirou) ou pagar pelo serviço de reabastecimento. Contratar esse serviço com antecedência pode ser vantajoso, pois geralmente as empresas cobram mais caro se o carro é devolvido com o tanque vazio sem esse item no contrato. Outra opção, claro, é você mesmo parar num posto antes de fazer a devolução.
8 – Examine bem o carro
Quando receber o carro, faça uma boa vistoria nele antes de pegar a estrada. Veja se não há riscos na pintura, pequenos amassados e danos e se todos os acessórios descritos estão mesmo no veículo. Assim você evitará cobranças indevidas na hora da entrega.
9 – Alugar com antecedência custa menos
Se você reservar o aluguel do carro ainda aqui no Brasil usando o seu cartão de crédito, o valor gasto não será acrescido da alíquota de 6,38% de IOF cobrado para operações no exterior. Empresas como a plataforma Rentacrs.com e locadoras com representação em nosso país aceitam também o pagamento por boleto bancário, com desconto – com a vantagem de preservar o limite do cartão de crédito para despesas lá fora.
Fontes: Rentcars.com, mercosur.int e Detran RJ